João Pessoa
Feed de Notícias

Rômulo abre Semana da Agricultura e destaca fortalecimento do setor

segunda-feira, 22 de julho de 2013 - 15:20 - Fotos: 

O crescimento da agricultura familiar foi destaque na abertura da Semana da Agricultura. O evento começou, nesta segunda-feira (22), e foi aberto pelo vice-governador Rômulo Gouveia, que ressaltou o fortalecimento do setor. O evento é organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap).

A solenidade ocorreu no escritório regional da Emater em Campina Grande, com a presença de diversas autoridades e agricultores familiares dos municípios do Compartimento da Borborema. “A Emater tem sido de fundamental importância para que o agricultor se mantenha no campo, principalmente neste período de estiagem prolongada”, afirmou o vice-governador.

O presidente da Emater, Geovanni Medeiros, destacou a mobilização de todos para a realização da Semana da Agricultura, que acontece até o próximo domingo (28). Ele enfatizou que 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros são provenientes da agricultura familiar.

As comemorações da Semana da Agricultura, em Campina Grande, foram organizadas pelo escritório da Emater na cidade. O diretor técnico da Emater, Erasmo Lucena, também prestigiou as atividades.

A Semana da Agricultura tem como tema “A Paraíba produz alimento saudável e faz Inclusão Produtiva”. O próximo evento acontece, nesta terça-feira (23), na cidade de Itaporanga, organizada pela Emepa, com exposição de caprinos e ovinos e a experiência com palma resistente. Todas as vinculadas vão estar presentes. Na quarta-feira (24), será a vez da cidade de Juru, onde o Interpa vai levar ações, com a entrega de 200 títulos definitivos de propriedades aos agricultores familiares.

O evento continua na manhã da quinta-feira (25), na cidade de Areia, onde a Empasa vai mostrar as ações realizadas pela Empresa. No mesmo dia, no Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú, em João Pessoa, vai ser aberto o Segundo Salão da Agricultura, organizado pela Sedap e suas vinculadas, com encerramento previsto para o domingo (28).

A Semana da Agricultura tem parceria das vinculadas da Sedap, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), bancos do Nordeste e do Brasil, Fetag, IFPB, UFPB, Sebrae e movimentos sociais.