Fale Conosco

11 de março de 2014

Rômulo abre Encontro de Economia da Saúde do Nordeste em João Pessoa



ses romulo participa de reuniao da saude no centro de convencoes foto roberto guedes 4 270x202 - Rômulo abre Encontro de Economia da Saúde do Nordeste em João Pessoa O vice-governador Rômulo Gouveia abriu, nesta terça-feira (11) pela manhã, o “Encontro Regional da Economia da Saúde do Nordeste 2014”, no Centro de Convenções de João Pessoa Poeta Ronaldo Cunha Lima, que acontece até esta quarta-feira (12) com o tema “Avanços e eficiências nas políticas de saúde para o SUS”. Entre os mais de 800 participantes de vários estados brasileiros estão gestores públicos estaduais e municipais, representantes de órgãos estaduais e federais, servidores da saúde, estudantes, pesquisadores e membros da academia.

Fico feliz de participar deste evento porque na época de criação do Sistema Único de Saúde (SUS) eu era vereador e sei da necessidade que há de discutir recursos para o Sistema. Na Paraíba, aumentamos o número de leitos, mas ainda temos muitas dificuldades de recursos”, disse Rômulo, adiantando que o encontro também contribuirá para fortalecer os municípios, já que serão dadas orientações e discussões dos avanços e eficiências do SUS.


O secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza, lembrou que neste mês de março faz exatamente um ano que foi criado o Núcleo de Economia da SES. “Este evento, além de consolidar o Núcleo, cria diretriz para apoiar os municípios nas despesas. O estado e municípios estão sobrecarregados com a implantação de tantos programas do Governo Federal sem ter dinheiro para isso. Agora é o momento de botar na mesa todos os problemas referentes a recursos para encontrarmos a solução juntos”, comentou.

ses romulo participa de reuniao da saude no centro de convencoes foto roberto guedes 34 270x202 - Rômulo abre Encontro de Economia da Saúde do Nordeste em João PessoaO evento está sendo realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Economia, em parceria com a Associação Brasileira de Economia da Saúde (Abres) e Departamento de Economia da Saúde do Ministério da Saúde e está contando com as presenças de várias autoridades, entre elas, a presidente da Abres, Rosa Maria Marques, e a diretora do Departamento de Economia do MS, Fabíola Sulpino.

Para Fabíola Sulpino, o problema do SUS não é só de financiamento, mas também de gestão, enquanto Rosa Maria disse que, embora o SUS seja um direito de todos e um dever do estado, está sempre com restrição de recursos. “Frente a isso temos que administrar da melhor forma possível e por isso os instrumentos da economia da saúde são fundamentais”, explicou.

Na ocasião, a coordenadora do Núcleo de Economia da SES, Shirleyanne Brasileiro, foi convidada por Rosa Maria para fazer parte da comissão organizadora do 11º Encontro Nacional e do 6º Congresso Latino-americano, em São Paulo, de 24 a 26 de setembro. “Nós fomos o primeiro estado do país a implantar o Núcleo de Economia da Saúde e neste período já conseguimos várias atividades macro fortalecendo os municípios”, comentou Shirleyanne.

Programação – Na abertura houve uma apresentação do grupo folclórico do Sesc e de dois integrantes do grupo de teatro formado por profissionais do Hospital Clementino Fraga, que fizeram um acolhimento de forma muito bem humorada.

ses romulo participa de reuniao da saude no centro de convencoes foto roberto guedes 201 270x202 - Rômulo abre Encontro de Economia da Saúde do Nordeste em João PessoaA primeira palestra foi sobre “Contribuições da economia da saúde para o SUS”, com a participação do pioneiro no assunto, o médico sanitarista e pesquisador do Núcleo de Saúde Pública (Nesp), da Universidade de Brasília, Sérgio Piola (Abres), de São Paulo. Ele falou que o grande desafio da economia dos cuidados da saúde é explorar mais as relações entre saúde e renda, emprego, saneamento, habitação, transporte, educação, meio ambiente, etc.

Além destes destaques, o evento terá a participação dos Conselhos Nacional e Estadual de Saúde, que debaterão o “Subfinanciamento e as desigualdades nas distribuições de recursos do SUS”.

O encontro terá ainda painéis de apresentações dos Núcleos de Economia da Saúde do Nordeste (CE, BA, AL, PB, PE); exposição de 30 trabalhos científicos na área de economia da saúde, além da entrega da premiação do trabalho destaque. No encerramento, nesta quarta-feira (12), haverá shows com Chico César, Mílton Dornellas, Adeildo Vieira e Bira Delgado.