João Pessoa
Feed de Notícias

RoboCup 2014 realizado no Centro de Convenções é destaque nacional

quarta-feira, 26 de março de 2014 - 17:13 - Fotos:  Divulgação

A RoboCup 2014, que acontece no mês de julho, em João Pessoa, foi tema de discussão no Programa Navegador, da Globo News, da última segunda-feira, dia 24. O programa semanal que debate acontecimentos em diversas áreas de interesse, como política, cultura, comportamento e tecnologia, expôs, entre outros assuntos, que a Paraíba será a sede da copa do mundo entre robôs, a RoboCup.

Na mesa interativa com tecnologia touchscreen, os apresentadores e amigos de longa data Alê Youssef, José Marcelo Zacchi, Hermano Vianna e Ronaldo Lemos demonstraram do que essas criaturas humanoides são capazes de fazer, como jogar, dançar, se alongar, reconhecer um ao outro, fazer tarefas domésticas e muito mais.

Ronaldo Lemos apresentou o Robô Nao, uma das estrelas da RoboCup, “É um robô humanoide, um mini-Garrincha, um reconhece o outro, porque futebol é um esporte coletivo, tem que estar prestando atenção no outro jogador”. Em um dos vídeos, o robô aparece se alongando e dançando um hit com várias músicas.

O programa Navegador vai ao ar todas as segundas-feiras, às 21h30, com reapresentação aos sábados, às 20h30. Os apresentadores escolhem assuntos interessantes e discutem as consequências que esses acontecimentos podem trazer para a vida das pessoas.

A matéria pode ser vista no link: http://migre.me/ivRN6

Sobre a RoboCup 2014 – A RoboCup Federation realiza anualmente uma grande competição internacional aberta a competidores de todos os países do mundo nas diversas ligas de robôs que compõem a RoboCup.

 O evento já passou por países como Japão, França, Suécia, Austrália, Estados Unidos, Itália, Portugal, Alemanha, China, México e Holanda e é tradição que, em anos de Copa do Mundo da FIFA ou Olimpíadas, estas competições sejam realizadas no país-sede desses eventos, sendo, portanto, a primeira vez desde sua primeira edição, em 1997, que o Brasil vai acolher a RoboCup.

Após concorrer com Fortaleza, João Pessoa foi escolhida para sediar o encontro. A RoboCup acontece de 19 a 25 de julho, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, e vai reunir mais de 4 mil participantes de 50 países. O encontro é organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, Unesp, FEI e Governo da Paraíba.