João Pessoa
Feed de Notícias

Rio Paraíba recebe mudas de árvore para ajudar na revitalização

segunda-feira, 20 de agosto de 2012 - 17:02 - Fotos: 

A Secretaria de Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia – Serhmact participou nesta segunda-feira (20), junto com entidades, de uma ação para revitalizar as margens do Rio Paraíba. A ação faz parte do Programa Paraíba Verde, do Governo do Estado, e aconteceu no Assentamento Dona Helena, que fica no município de Cruz do Espírito Santo, onde foram plantadas 19 mudas de Ipê Amarelo, árvore nativa daquela região.

A atividade, em parceria com a comunidade local e a sociedade civil organizada, marcou o início de um Projeto de Recuperação do Rio Paraíba, a partir das comunidades ribeirinhas. Foram realizadas palestras, atividades de sensibilização e educação ambiental, com foco na recuperação da mata ciliar do rio.

Os moradores do assentamento ficaram agradecidos pela preocupação das entidades com a qualidade ambiental e disseram que nunca tinha acontecido uma ação tão importante como essa na localidade. Eles garantiram que a partir de agora a comunidade passará a se interessar mais em salvar o Rio Paraíba.

De acordo com o engenheiro agrônomo Genival Quirino, outras comunidades também vão receber o acompanhamento e a orientação dos técnicos da Serhmact no intuito de preservar o meio ambiente.

Também participaram do evento representantes do Fórum do Rio Paraíba, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, da ONG Alegra, além de alunos e professores de escolas estaduais locais.