João Pessoa
Feed de Notícias

Rieg e banda Burro Morto são atrações do Music From Paraíba

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014 - 11:24 - Fotos:  Rafael Passos

O músico Rieg e a banda Burro Morto são as atrações de fevereiro do projeto Music From Paraíba, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba. Os shows acontecem no dia 9, segundo domingo do mês, a partir das 17h. Antes das apresentações – e durante os intervalos – o público pode conhecer o trabalho do DJ Naza. O evento gratuito acontece no Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, localizado na Ladeira da Borborema, 101, Varadouro.

Formada pelo compositor e instrumentista Rieg Michael Erich Wasa-Roding (vocal, sampler, synth), Jesi (baixo) e Nildo Gonzales (bateria), a banda Rieg será a primeira a ocupar o palco do projeto com seu som dissecado pelo trip-hop e o pop experimental. A experiência e os diferentes backgrounds desses músicos intensificam a complexidade do som e das letras compostas em inglês, alemão e português pelo vocalista alemão-norteamericano.

A banda teve sua estreia em 2010 no Festival Mundo e em 2011 lançou o EP “The Histrionic”, gravado e mixado em João Pessoa no Studio Mutuca e masterizado por Pete Norman do Finyl Tweek na Inglaterra. Já em 2013, Rieg liberou uma série de teasers e clues sobre o novo projeto, gravado em estilo de filmagem em VHS que caminham por entre o burlesco, a trilha sonora de filmes de terror e a psicodelia, através de samples estranhos, vocais de 8 bit melancólicos, mantras em delai, baixos pesados, exuberantes e grossos, e baterias ressonantes em um estilo vintage moderno. Agora a banda se prepara para a prévia de lançamento do álbum ’12:00′.

Burro Morto Banda instrumental de João Pessoa formada em 2008. Seu primeiro EP, “Varadouro”, foi lançado em 2009, contando com Ruy Oliveira na bateria, Victor Afonso na percussão, Daniel Jesi no baixo, Leo Marinho no saxofone e na guitarra, e Haley Guimarães no piano, programações e teclado. Em 2011, veio “Baptista Virou Máquina”, álbum acompanhado por uma peça audiovisual em DVD que conta a história de Baptista, dirigido por Carlos Dowling e ilustrado pelo artista plástico Shiko.

Com levada nordestina, o grupo investe no afrobeat, rock e pscicodelia. Das referências claras, dá pra citar Lula Côrtes, Fela Kuti e até mesmo as bandas sessentistas de São Francisco.

Music From ParaíbaAlém dos artistas que vão participar desse show, outros 18 fazem parte do CD Music From Paraíba, resultado do edital de música da Funesc, lançado pela primeira vez em 2013 com a proposta de se tornar um projeto anual. A cada mês, são realizados shows com artistas que participam da coletânea. A ideia é divulgar e valorizar a cena musical paraibana. As faixas gravadas estão disponíveis para download na página da Funesc no Sound Clound: https://soundcloud.com/funescgovpb .

Lançamento internacional – O CD Music From Paraíba foi lançado internacionalmente. Aproximadamente mil cópias da coletânea foram distribuídas aos profissionais da cadeia produtiva da música de todos os continentes, na maior feira mundial de música, a World Music Expo (WOMEX), que reuniu delegações de 90 países no mês de outubro, no País de Gales. O trabalho dos artistas paraibanos foi exposto no estande da Brazilian Music and Arts (BM&A), que concentrava toda a produção musical brasileira presente na feira.

O coordenador de música da Funesc, Arthur Pessoa, participou do evento internacional e constatou que o talento brasileiro foi muito bem recebido pelos produtores e artistas que estiveram no evento. “Na feira, a música brasileira foi recebida com entusiasmo pelos visitantes. A ilustração criada especialmente para o projeto, pelo artista Shiko, também chamou muita atenção do público presente na feira, interessado no que acontece na música independente brasileira”, afirmou Arthur Pessoa.

Serviço:

Shows do Projeto Music From Paraíba

Atrações: Rieg, Burro Morto e DJ Naza

Data: 9 de fevereiro

Hora: 17h

Local: Ateliê Multicultural Elioenai Gomes – Ladeira da Borborema, 101, Varadouro

Entrada: gratuita

Realização: Funesc