João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo visita Lar da Providência e inspeciona obras do “Cidade Madura”

sábado, 17 de agosto de 2013 - 14:28 - Fotos:  Francisco França/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho fez uma visita, na tarde desta sexta-feira (16), ao Lar da Providência “Carneiro da Cunha”. Dirigida pela Irmã Raimunda, a instituição existe há 101 anos e acolhe hoje 116 pessoas idosas, sob os cuidados de 26 religiosas, além de enfermeiras e demais funcionários.

Dona Rosita Terezinha Amorim, 90 anos, ficou feliz pela visita do governador e também por tomar conhecimento sobre as parcerias que o Lar da Providência fará com o Governo do Estado.

A Irmã Raimunda, gestora do Lar da Providência, avaliou que o governador Ricardo Coutinho, ao visitar os idosos, demonstra uma atenção especial a essas pessoas e adiantou que a Secretaria de Saúde do Estado tem sido uma parceira importante da instituição.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, afirmou que um dos focos do projeto do Governo do Estado é uma presença mais frequente das famílias a seus idosos que estejam abrigados nas instituições.

Cidade Madura – Antes de visitar o Lar da Providência, o governador Ricardo Coutinho inspecionou as obras de construção do primeiro condomínio para idosos do Brasil e o Lar da Providência “Carneiro da Cunha”. O condomínio “Cidade Madura”, projetado com as necessidades específicas da terceira idade, está localizado no bairro de Mangabeira (conjunto Cidade Verde) e está com as 20 primeiras unidades em fase de conclusão. No total serão 40 casas. Os recursos próprios do Estado investidos nessa obra são de R$ 4,4 milhões.

“A Cidade Madura é uma iniciativa nossa, um projeto da Paraíba para pessoas idosas que não vivem com suas famílias. Vai funcionar em sistema de locação e a construção é com recursos próprios”, disse o governador.

A presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), Emília Correia Lima, informou que cada edificação abriga duas unidades e que cada unidade tem área total de 54,11 metros quadrados. Atualmente, 64 operários trabalham na obra.

O projeto foi lançado pelo governador Ricardo Coutinho em 17 de outubro de 2012 e tem previsão de entrega no mês de dezembro de 2013. A modalidade será locação social para pessoas idosas. O Cidade Madura terá praça, horta comunitária, centro de vivência, pista de caminhada, posto médico, estacionamento, redário, guarita e administração. As 40 casas têm adaptações necessárias a pessoas idosas ou com alguma necessidade especial. Toda a área urbanística seguirá as normas de acessibilidade para idosos. Cada edificação abriga duas casas.

O posto médico terá consultórios médico e odontológico, além de sala de curativos. O centro de vivência, com área total de 260,59 metros quadrados, terá um salão, uma sala de aula, sala de TV, sala de fisioterapia, copa e WCs. O condomínio terá área total de cinco hectares.

Ricardo Coutinho também visitou pela manhã a Associação Promocional do Ancião “Dona Licota Carneiro da Cunha Maroja” (Aspa), localizada no Alto das Populares, em Santa Rita.

O governador afirmou que o Estado pretende apoiar as instituições de longa permanência de idosos. “Essa é uma política que é republicana, é para todos e a idéia é criar um programa por meio de edital e estimular as instituições a melhorarem cada vez mais o seu atendimento, de acordo com as direções dessas casas”, declarou.