João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo visita Lagoa Seca e lança programa de distribuição de sementes

terça-feira, 25 de janeiro de 2011 - 18:54 - Fotos: 
O governador Ricardo Coutinho visita nesta quarta-feira (26) o município de Lagoa Seca, onde fará o lançamento simbólico do programa de distribuição de sementes relacionado à safra de 2011. Acompanhado do secretário do Desenvolvimento de Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista da Silva, ele se reúne, a partir das 10h com lideranças do Pólo Sindical e na sequência visita o Banco Mãe de Sementes. Devem participar do encontro representantes dos movimentos sociais do campo, de instituições de ensino, de entidades ligadas a projetos de extensão rural e pesquisa em ciências agrárias, do Banco do Nordeste, do Banco do Brasil, de prefeituras municipais da região e de conselhos municipais de desenvolvimento rural.

Com as lideranças do Pólo Sindical, Ricardo discutirá propostas de ações conjuntas visando o melhor desempenho do setor agrícola nos próximos anos. Conforme dados distribuídos pela assessoria técnica, o Governo do Estado está determinado a construir o Plano Safra 2011/2012. O processo terá a participação efetiva dos movimentos sociais do campo e a previsão para o período é de uma produção de 800 toneladas de sementes. Para obter os resultados desejados, a Emepa e a Embrapa atuarão em parceria com o agricultor familiar, assegurando a utilização de sementes adaptadas e de qualidade, proporcionando economia para os cofres públicos e geração de renda para as famílias produtoras.

Empenhado na conclusão do Banco Mãe de Sementes – estrutura que servirá de apoio às dinâmicas da agricultura familiar do território, especialmente das atividades ligadas ao patrimônio genético (armazenamento de sementes) – o Governo pretende dar apoio especial à revitalização da cultura da batatinha em cultivo agroecológico. A revitalização envolve a compra de toneladas de semente de batata de variedades mais produtivas, desenvolvidas pela Embrapa e já testadas em 2010 pelos produtores paraibanos. Será feita também a restauração da câmara fria utilizada para armazenamento da batata semente. Para isso será utilizado o armazém da Conab, que fica localizado na cidade de Esperança. Atualmente, segundo dados da equipe técnica da administração estadual, aproximadamente 150 a 200 famílias têm essa lavoura em sua composição de renda.

O Governo também pretende fortalecer o programa do Biodiesel. A previsão para este ano é que a atividade envolva a participação de 5.700 famílias com o cultivo consorciado em 11.400 hectares de plantas oleaginosas (mamona e girassol) e com plantas alimentares (milho e feijão).