João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo visita laboratórios que poderão auxiliar os hospitais de trauma do Estado

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016 - 12:44 - Fotos:  José Marques

O governador Ricardo Coutinho visitou, na tarde desta quarta-feira (3), o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (Certbio), localizado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Os dois laboratórios possuem articulação com instituições nacionais e internacionais que poderão auxiliar na geração de serviços e produtos inovadores na área de saúde.

Durante a visita, o governador, acompanhando da vice-governadora Lígia Feliciano, conheceu as salas dos laboratórios, esclareceu dúvidas acerca das competências de cada um deles, com o objetivo de, em breve, firmar uma parceria focada nos serviços técnicos e projetos tecnológicos que venham atender as demandas dos Hospitais de Trauma do Estado.

“Buscamos conhecer os avanços tecnológicos que podem vir a ampliar a agilidade em determinadas áreas do trabalho nos hospitais, bem como garantir a segurança dos dados existentes. Temos uma vasta rede hospitalar que poderá utilizar os serviços destes laboratórios. A possível parceria também trará uma redução de custos na área da saúde”, destacou Ricardo Coutinho.

O diretor do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Eduardo Jorge Oliveira, também participou da visita e falou que a união entre os estados e o Governo federal é fundamental para o avanço de iniciativas tecnológicas na área da saúde, que venham melhorar os serviços prestados nos hospitais.

Para a secretária executiva da Ciência e Tecnologia, Francilene Procópio Garcia, a visita foi de grande importância para a verificação dos laboratórios e, posteriormente, a firmação de um termo de cooperação, que venha formalizar a parceria em benefício da população. “O objetivo central da parceria com o Nutes é o fortalecimento da estrutura tecnológica, de pesquisa, de desenvolvimento e inovação para suporte à condução de projetos tecnológicos e aplicados”, disse. Ainda segundo a secretária, o Certbio já atua na certificação de implantes ortopédicos e deverá, de forma inédita no país, passar a certificar implantes produzidos com apoio da manufatura aditiva.

A secretária de Saúde, Roberta Abath, que também acompanhou o governador Ricardo Coutinho na visita aos laboratórios, destacou que é preciso ampliar a linha de pesquisa para transformar o conhecimento acadêmico e tirar os projetos do papel, pois, somente dessa forma, se tornarão benefícios reais para a população.

O diretor do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, Geraldo Medeiros, falou sobre a importância da parceria. “Ela já existe experimentalmente e permite que pacientes com lesões traumáticas, em especial na área buco-maxilo-facial, sejam submetidos a uma avaliação prévia em imagens 3D, diminuindo o tempo cirúrgico e a incidência de complicações”, enfatizou.

Nutes – O Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde é um centro de referência para o desenvolvimento de tecnologias aplicadas ao setor de saúde, sendo reconhecido como o primeiro laboratório de certificação de software de saúde do país e desenvolve atividades no campo da Engenharia Biomédica, executando atividades nas áreas de Engenharia Clínica, validação de softwares embarcados em equipamentos e sistemas médicos, design e manipulação de imagens médicas.

Certbio – O Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste é designado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realização de ensaios e análises laboratoriais. Realiza um conjunto de serviços especializados, sendo um dos três laboratórios do Brasil, acreditado pelo Inmetro, para certificação de implantes mamários e protéses ortopédicas.