João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo visita instituição de longa permanência para idosos em Santa Rita

sexta-feira, 16 de agosto de 2013 - 17:25 - Fotos:  José Lins / Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho visitou, no final da manhã desta sexta-feira (16), a Associação Promocional do Ancião – Dona Licota Carneiro da Cunha Maroja (Aspa), localizada no Alto das Populares, em Santa Rita. A entidade funciona por meio de filantropia desde 1981 e atualmente atende 104 usuários, entre idosos e pessoas com algum tipo de deficiência.

Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho, acompanhado da secretária de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), Aparecida Ramos, e equipe técnica, ouviu as necessidades relatadas pelo presidente da Associação, Petrônio Fernandes, e pela diretora Joana D’arck Serafim. Entre os problemas estão a regulamentação trabalhista dos profissionais, cama hospitalar e máquina de lavar profissional.

Ricardo revelou que, mesmo não sendo competência do Governo do Estado manter as Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis), vai lançar um programa que beneficiará as pessoas que vivem institucionalizadas. “Cabe ao poder público garantir vida digna às pessoas. Não só aquelas que estão em plena condição de produção de vida, bem como aquelas que porventura já tenham se aposentado e que a vida lhes destinou uma situação em que não tenham podido continuar viver com seus familiares. Mesmo sabendo que a politica de apoio às instituições de longa permanência para os idosos é uma política que deveria ser feita pelos municípios e como não vem sendo feita, decidi lançar um edital e criar um programa específico para isso”, anunciou.

Ele ressaltou que está dialogando, conversando, aprendendo e visitando algumas instituições para ver de perto os problemas, as possíveis soluções e tentar oferecer para essas pessoas um alento e uma melhoria na qualidade de vida. “Sei o quanto é fundamental para um gestor ter a sensibilidade de todos os grupos populacionais em situação de fragilidade. E o idoso é um deles. Não é à toa que vamos fazer o Condomínio Cidade Madura, específico para idosos, com unidade de saúde, pista de caminhada”, enfatizou.

Ele lembrou que quando foi prefeito de João Pessoa criou o Empreender mais 50, o Centro de Atenção Integrada à Saúde do Idoso e agora no Estado garantiu que vai criar o programa “que vai fazer diferença grande para essas pessoas que precisam e para as instituições que dão abrigo a essas pessoas”. O governador fez questão de visitar os alojamentos da Aspa, a farmácia e o refeitório.

Comprometimento – A secretária Aparecida Ramos de Meneses ressaltou que a equipe da Sedh, por meio da Política Estadual da Pessoa Idosa, realiza visita a cerca de 40 Instituições de Longa Permanência que existem no Estado e que o governador Ricardo Coutinho tem atendido as reivindicações desta parcela da população com ações e políticas públicas.

Os idosos e essas Instituições de Longa Permanência enfrentam muita dificuldade, sabemos disso. Hoje, por exemplo, constatamos uma idosa pedindo ao governador a presença da família. Com essa visita, ele dá uma demonstração da preocupação voltada para a efetivação de políticas públicas para os idosos. Este ato é apenas um entre uma série de ações e programas que o Governo do Estado vem fazendo para os idosos. É além de um gesto extremamente humano, um gesto de alguém que efetivamente quer construir políticas públicas”, frisou.

Alegria – A chegada da equipe do Governo do Estado emocionou idosos e funcionários da instituição. Para Maria da Penha, de 29 anos, que sofre de deficiência mental, o maior desejo é voltar a estudar. Apesar de não saber falar, ela sabe se expressar e conseguiu reivindicar da equipe a volta aos estudos, na Apae de Santa Rita.

A secretária Aparecida Ramos afirmou que vai analisar a situação e garantiu que vai providenciar uma forma de fazer com que Maria da Penha possa estudar. Outras soluções de problemas como documentação de alguns usuários também serão providenciados pela equipe da Sedh.

Acompanharam a visita técnica a coordenadora estadual da Política da Pessoa Idosa, Gabrielle Vasconcelos, e a gerente de Proteção Social Especial da Sedh, Mayara Martins.