João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo visita fábrica e parabeniza empenho da Brennand Cimentos

terça-feira, 5 de novembro de 2013 - 18:52 - Fotos:  José Marques / Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho visitou, na manhã desta terça-feira (5), as obras de construção da Companhia de Cimento da Paraíba. A empresa do grupo Brennand Cimentos escolheu o município de Pitimbu, no Litoral Sul da Paraíba, para construir a segunda unidade industrial no setor de cimenteiras (a primeira foi a Companhia Nacional de Cimento, em Sete Lagoas-MG). Estão sendo gerados cerca de 1.800 novos postos de trabalho e os investimentos totalizam R$ 750 milhões.

A instalação da Brennand Cimentos representa o esforço do Governo do Estado e da iniciativa privada para criação do Polo Cimenteiro da Paraíba, que colocará o estado como o segundo maior produtor de cimento do país. Com quatro novas indústrias que estão sendo construídas, a Paraíba produzirá quase 10 milhões de toneladas de cimento ao ano. Só a Companhia de Cimento da Paraíba terá capacidade anual de 1,5 milhão de toneladas de cimento.

Durante a visita, o governador Ricardo Coutinho agradeceu o empenho de toda equipe da Brennand para a transformação econômica e social que está acontecendo na região. “A história se faz com as mãos calejadas dos que trabalham neste empreendimento e irão modificar toda produção no Litoral Sul”, enfatizou. Já o presidente executivo do Grupo Brennand, José Eduardo, exaltou o apoio do Governo do Estado para a viabilidade da obra e explicou os motivos que levaram a empresa a instalar-se na Paraíba. “O Nordeste é o mercado em maior expansão no país. Aliado a isto, a Paraíba tem uma boa fonte de matéria prima, que é o calcário. Mas sem os incentivos e apoio do Governo, nada disso teria sido possível”, comentou.

Ricardo Coutinho foi recepcionado pelo fundador do grupo Brennand, o empresário Ricardo Brennand; pelo presidente executivo da empresa, José Eduardo, e o corpo de direção da companhia; além do prefeito de Pitimbu, Leonardo Barbalho. Ele estava acompanhado do secretário da Receita Estadual, Marialvo Laureano; o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano; a presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Tatiana Domiciano; secretário executivo de obras do PAC, Ricardo Barbosa; e o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Holmes Jácome.

A estruturação do estado e criação de condições para instalação de empresas na Paraíba, construção de estradas, transmissão de energia e incentivos fiscais foram apontados pela presidente da Cinep, Tatiana Domiciano, como principais atrativos, além da excelente bacia de calcário no Litoral Sul. Ela destacou que empresas como a Brennand Cimentos geram empregos, qualificação dos seus funcionários, movimentam o comércio e geram receitas para o município de Pitimbu e toda a Paraíba. “O PIB (Produto Interno Bruto) do Estado terá um forte impulso. O Polo Cimenteiro da Paraíba já é uma realidade para a dinâmica econômica desta região e, muito em breve, todo Estado perceberá as transformações que estamos realizando aqui”, ressaltou.

A construção da Companhia de Cimentos da Paraíba representa um marco na história do município de Pitimbu, segundo afirmou o prefeito Leonardo Barbalho. “Já na construção, a economia da nossa cidade está transformada. Mais que isso, a expressão de satisfação com os novos empregos já pode ser vista no rosto da população”, assegurou o prefeito E completou dizendo que a história de Pitimbu divide-se em “antes e depois da Brennand Cimentos”.

Mãos Dadas com o Futuro – Em seus estudos de negócio para a instalação da sua segunda fábrica, a Brennand Cimentos detectou a necessidade de capacitação de mão de obra da região. “Resolvemos investir na formação cidadã, preservação ambiental e capacitação para a indústria criando o projeto específico para este fim”, explicou presidente executivo da empresa, José Eduardo.

Com este propósito, foi constituído o projeto “Mãos Dadas para o Futuro”, fruto de um acordo de cooperação entre o Governo da Paraíba, Brennand Cimentos, Federação de Indústrias da Paraíba (Fiep), Senai-PB e Prefeitura de Pitimbu. O objetivo é qualificar aproximadamente 1000 jovens e adultos da região de Pitimbu, direcionados para trabalhar na Companhia de Cimento da Paraíba.

A ex-aluna de carpintaria e atualmente professora do projeto, Juliana Kelen, expressou sua satisfação em fazer parte do projeto “Mãos Dadas com o Futuro”, que foi a porta de entrada para as mudanças em sua vida. “Estamos crescendo no aspecto pessoal e profissional, é uma contribuição que iremos levar”, comentou.