João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo visita Centro de Convenções e avalia que obras estão no ritmo previsto

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012 - 17:12 - Fotos:  José Marques / Secom-PB

As obras do Centro de Congressos, do Teatro e do Mirante, que integram o complexo turístico do Centro de Convenções ‘Poeta Ronaldo Cunha Lima’, em João Pessoa, estão sendo executadas dentro do ritmo previsto. A avaliação foi feita pelo governador Ricardo Coutinho, durante visita de inspeção que realizou na manhã desta quarta-feira (19), acompanhado de auxiliares e de representantes do trade turístico. Os serviços são realizados por cerca de 700 operários.

“Essa é uma obra de R$ 170 milhões e que vai mudar totalmente o perfil  da indústria do turismo dentro de nosso Estado”, declarou Ricardo Coutinho, adiantando que o Governo do Estado já está dialogando com os setores de hotelaria, bares, restaurantes, artesanato e outros serviços. “O Centro de Convenções vai mexer em muitos setores da nossa economia, gerando renda, criando empregos e, ao mesmo tempo, incluindo João Pessoa e a Paraíba nesse mercado importante que é o do turismo”, afirmou.

O governador informou que até o momento existem 13 pedidos de agendamento de instituições e entidades para realização de congressos, feiras, seminários somente no Salão de Exposições, que está em funcionamento desde o mês de agosto. Ele destacou que o fluxo de eventos atraídos para o Centro de Convenções vai fazer com  que a oferta de hotelaria cresça e se expanda com qualificação profissional.  “A Paraíba está tratando hoje o seu turismo de uma forma extremamente profissionalizada, nós estamos mirando o futuro, construindo passo a passo intervenções estruturantes”, enfatizou.

Trade turístico – A presidente do Convention Bureau de João Pessoa, Elízia Lopes,  afirmou que logo mais o Centro de Convenções será uma realidade. “Nós já estamos trabalhando e acreditamos nele há algum tempo porque nosso trabalho é captar eventos  e já captamos eventos para 2014, 2015 e 2016”, informou. Segundo ela, para o próximo ano estão agendados dois grandes eventos: a Feira de Robótica e um Congresso de Química.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira da Paraíba (ABIH-PB), José Inácio  Pereira Júnior, acredita que na baixa estação os hotéis terão boa ocupação a partir do funcionamento do Centro de Convenções. “Para o trade  turístico como um todo este equipamento trará um equilíbrio maior em termos de movimentação financeira na rede hoteleira e no comércio”, comentou.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, destacou que é importante que os empresários percebam a grandiosidade do Centro de Convenções para que  saibam o tamanho da responsabilidade que vai caber a cada um. “A rede  hoteleira vai ter que ser ampliada, os bares e restaurantes vão precisar funcionar a contento”, observou.

Representantes da Federação do Comércio, Sindicato dos Guias Turísticos, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PB) e Associação dos Supermercadistas da Paraíba também visitaram as obras ao lado do governador Ricardo Coutinho.

Obras – O Centro de Congressos já está coberto e agora está sendo feito o piso. Esse ambiente terá oito auditórios adaptados conforme o público dos eventos. O Teatro terá 3.042 lugares. A previsão é de que no mês de março seja concluída a estrutura externa do Mirante, que tem altura equivalente a um edifício de 17 andares, ou seja, 57 metros.

O Mirante, que é um tronco de pirâmide invertido, será revestido  com alucobond (painéis de alumínio composto) que darão beleza à obra. No primeiro piso já está pronto o restaurante e os dois elevadores do Mirante já estão em funcionamento.

O Centro de Congressos terá blocos administrativos em três pavimentos, com um auditório com capacidade para 2.340 pessoas. O teatro terá 3.042 lugares. Na obra do Centro de Convenções atuam engenheiros, arquitetos, mestres de obra e operários.

A área total do Centro de Convenções é de 34,52 hectares, sendo 48.676 metros quadrados de área construída. Os três estacionamentos comportam mais de mil automóveis. O Salão de Exposições e Eventos tem 19 mil metros quadrados de área construída. Em agosto foi sede do 2º Festival de Turismo de João Pessoa e no período de 22 a 24 de outubro passado abrigou a Convenção Paraibana de Supermercados 2012.

Na visita às obras, Ricardo Coutinho também esteve acompanhado de engenheiros da construtura Via Engenharia e do superintendente de Obras do Plano de  Desenvolvimento do Estado da Paraíba, Ricardo Barbosa.

Segurança do Trabalho – O Centro de Convenções “Poeta Ronaldo Cunha Lima’ é a maior obra em execução pelo Governo do Estado. Mais de 2.100 trabalhadores já passaram pela obra. O gerente da obra, engenheiro Eduardo Miranda, da Via Engenharia, ressaltou que, apesar de ser uma obra gigante, não houve acidentes de trabalho com gravidade: “Graças a Deus o trabalho de conscientização, de prevenção tem resultado em um prêmio: até hoje, nunca houve um acidente grave”.