João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo se reúne com diretoria do Sintep-PB e discute pleitos da categoria

quarta-feira, 10 de agosto de 2016 - 15:50 - Fotos:  Francisco França

O governador Ricardo Coutinho recebeu, nesta quarta-feira (10), na Granja Santana, representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), quando discutiram assuntos relacionadas à educação e os pleitos da categoria. Participaram da audiência o coordenador geral do Sintep, Carlos Belarmino, os diretores do Sindicato, Antônio Arruda e Ronaldo Cruz, além dos secretários da Administração, Livânia Farias, de Finanças, Planejamento e Gestão, Tárcio Pessoa e da Educação, Aléssio Trindade, além da secretária executiva pedagógica da educação, Roziane Marinho.

Na ocasião, o governador recebeu as demandas da categoria, em seguida mostrou dados sobre a queda da receita do Estado e enfatizou o momento de crise nacional que prejudica a Paraíba e o Brasil. Ele ainda explicou que o Governo está fazendo o possível para manter o Estado em equilíbrio, mas o cenário é delicado e a prioridade é continuar realizando o pagamento do funcionalismo em dia.

O secretário da Educação, Aléssio Trindade, comentou que, apesar da crise nacional, o Estado vem trabalhando para qualificar os profissionais da educação, reformar e construir escolas e proporcionar melhores condições para os trabalhadores da área. “Foi uma reunião importante porque trabalhamos de forma participava e democrática com todos os envolvidos. Como sabemos, o país passa por uma crise. Estados como Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro, por exemplo, não conseguem cumprir o mínimo desejado e aqui na Paraíba, devido o grande esforço do Governo, estamos conseguindo honrar com o pagamento da folha, do décimo terceiro, enfim. Além disso, temos que lembrar os investimentos na qualificação da categoria, com a valorização dos profissionais, com a formação continuada, intercâmbio internacional através do Gira Mundo na Finlândia, onde os professores receberão capacitações e também investimentos na parte estrutural das escolas que dão condições mais adequadas para o exercício da função”, ressaltou.

“Viemos discutir o piso nacional da educação e a revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Educação (PCCR). É fundamental esse diálogo com o Governo visando melhorias salariais e de condições de trabalho para os profissionais. Esta semana vamos realizar um Congresso Estadual de profissionais da educação em Monteiro, onde iremos levar os pontos discutidos nessa reunião para a categoria”, informou o coordenador geral do Sintep, Carlos Belarmino.