João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo autoriza perfuração de poços e mais carros-pipa

quarta-feira, 6 de março de 2013 - 10:03 - Fotos:  Francisco França/Secom-PB

Perfurar mais poços artesianos e ampliar a oferta de carros-pipa para oito municípios do Curimataú e Brejo paraibanos em caráter emergencial. Este é o resultado da reunião do governador Ricardo Coutinho com os prefeitos de Bananeiras, Damião, Solânea, Tacima, Cacimba de Dentro, Riachão, Dona Inês e Araruna, ocorrida na noite dessa terça-feira (5), no Salão Rosa do Palácio da Redenção.

Após ouvir os relatos dos gestores municipais, Ricardo Coutinho autorizou que o secretário da Infraestrutura, Efraim Morais, assine, já nesta quarta-feira  (6), com os prefeitos, convênio que amplia em mais dois carros-pipa a frota atual. No caso de Araruna, serão três veículos.

Com relação à novos poço, o governador e os prefeitos acertaram que a Companhia de Desenvolvimento dos Recursos Minerais (CDRM) vai perfurar quatro, em média,  em cada município. As prefeituras assumirão a compra e instalação dos equipamentos (cataventos, bombas, caixa d’água) para que a população possa ser abastecida.

A reunião, fruto de um convite do governador, foi avaliada como produtiva pelos prefeitos e todos agradeceram a maneira democrática de tratar os problemas causados pela estiagem. “Vamos começar o mais urgente possível essa operação”, declarou Ricardo, anunciando aos prefeitos que logo após a reunião estaria viajando à Brasília e uma de suas agendas nesta quarta-feira é uma nova audiência com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.

Ricardo Coutinho colocou o secretário da Infraestrutura, Efraim Morais, o presidente da CDRM, Marcelo Falcão e a Defesa Civil Estadual à disposição dos prefeitos para que as ações tenham celeridade.

O secretário Efraim Morais explicou que os oito municípios de fato estão em situação crítica com a escassez de água. “A reunião foi produtiva, cada prefeito apresentou suas demandas e essa parceria do Governo do Estado com os governos municipais é fundamental com todos de mãos unidas buscando atendimento à população”.

Adutora Jandaia – Em médio prazo, o Governo do Estado vai construir a adutora de Jandaia. A obra terá cerca de 10 quilômetros e vai levar água da barragem Jandaia até o município de Cacimba de Dentro e, de lá, a água será distribuída com as cidades de Damião, Araruna, Tacima, Riachão e Dona Inês. A barragem Canafístola ficará abastecendo Bananeiras e Solânea após a construção da adutora Jandaia. As informações são do presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga. Dentro do Pró-Investe, o Governo do Estado já dispõe de R$ 10 milhões.

O prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena, disse que a reunião era necessária. “O governador, como sempre, está aberto aos anseios de nossa população. Estamos numa situação de emergência absoluta que atingiu muito o Brejo. O governador tem estado atento, colocando a estrutura do Governo à disposição desses municípios”, declarou.

A prefeita de Araruna, Wilma Maranhão, também agradeceu ao governador pela parceria e acrescentou: “Estou aqui para dividir essa responsabilidade, prefeitura municipal, Governo do Estado e Governo Federal”.

Para o prefeito de Solânea, Beto do Brasil, a parceria com o Governo ajuda a encontrar soluções que amenizem o sofrimento da população.

O presidente da CDRM, Marcelo Falcão, afirmou que as perfuratrizes da companhia, por ordem do governador, atenderão a urgência desses oito municípios, a exemplo de cidades do Sertão que têm situação semelhante, com escassez d’água. “Vamos trabalhar com a celeridade que foi determinada pelo governador e temos certeza que nós vamos conseguir com essa parceria”. A CDRM vai elaborar um Termo de Compromisso para que os municípios assumam a instalação dos equipamentos nos poços.

Participaram da reunião os prefeitos Douglas Lucena (Bananeiras), Erivan Bezerra (Tacima), Lucildo Fernandes (Damião), Edmilson Gomes (Cacimba de Dentro), Fábio Moura (Riachão) e o município de Dona Inês pelo secretário da Administração e Finanças, Jairo Teixeira, além do secretário dos Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo; o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Cícero Hermino; o chefe de gabinete do governador, Waldir Porfírio, e o assessor de gabinete Ramalho Leite.