João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo recebe representantes de empresa italiana que quer implantar fábrica na Paraíba

quinta-feira, 30 de abril de 2015 - 11:40 - Fotos:  Francisco França/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho recebeu, na tarde desta quarta-feira (29), na Granja Santana, o diretor da CPM italiana, Gilberto Masini, e representantes da Carbone & Vicenzi, empresa especializada em suporte à gestão de negócios. A empresa italiana especialista em Corporate Performance Management (CPM), a mesma que montou 90% da fábrica da Fiat em Goiana, Pernambuco, tem interesse em instalar uma unidade na Paraíba.

Após ouvir exposição sobre o interesse de investir na instalação de uma fábrica da CPM na Paraíba, o governador Ricardo Coutinho afirmou que o Governo do Estado oferece condições para firmar protocolo de intenções. “Os senhores têm no Governo da Paraíba um parceiro determinado, decidido a investir no desenvolvimento da economia paraibana”, acrescentou

Ricardo lembrou que o Porto de Cabedelo tem infraestrutura e preços mais atrativos do que o Porto de Suape, em Pernambuco, para a logística. Destacou ainda que a Paraíba, proporcionalmente, é o terceiro Estado do Brasil com professores universitários com doutorado nos 49 campi de ensino superior e que as Escolas Técnicas contribuem com a formação de mão de obra. E ressaltou que é importante agilizar todo o processo por conta da conjuntura nacional, para que a Paraíba não perca a oportunidade de receber importante investimento.

O diretor executivo da CPM, Gilberto Mazini, destacou que haverá oportunidade de negócios para todos e revelou que pretende escolher a Paraíba para montar a fábrica. “O objetivo é um só, crescimento para a Paraíba, para a CPM e para todos”, pontuou, adiantando que no prazo de um ano e meio, a CPM deve gerar 400 a 600 empregos diretos e indiretos. Mazini já mora em João Pessoa há mais de um ano, quando veio conduzir a implantação da unidade da Fiat em Goiana (PE).

Nessa quarta-feira (29), os executivos conheceram o Porto de Cabedelo e nesta quinta-feira (30) também conhecerão a área do polo cimenteiro de Caaporã, no Litoral Sul, região onde provavelmente a fábrica será instalada. Com a CPM virão outras empresas fornecedoras para a Paraíba. Diversas outras montadoras de automóveis já sinalizaram interesse em ter negócios a partir da unidade da CPM na Paraíba.

Em 2013, a CPM foi premiada pela Fiat Mundial como a melhor fornecedora do ano. Na fábrica da Fiat em Goiana montou 90% de toda a linha de produção do veículo Jeep. É a única no mundo que detém a moderna tecnologia utilizada na projeção e implantação de montadoras de automóveis.

Participaram da reunião o secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano, o secretário executivo da Indústria e Comércio, Wilbur Jácome, a presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Tatiana Domiciano, além do empresário Fabio Vicenzi, da Carbone & Vicenzi, e os consultores Marisol di Vicenzo e Ivan Aliberti.