João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo recebe prêmio pelos projetos Cidade Madura e casas com energia solar fotovoltaica

sexta-feira, 3 de julho de 2015 - 12:02 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho recebeu, na noite desta quinta-feira (2), na cidade de Campinas-SP, o prêmio Selo de Mérito 2015 pelos projetos Cidade Madura e Energia Solar Fotovoltaica. A entrega da premiação destacou a Paraíba nacionalmente, uma vez que foi o único Estado do país a ganhar dois prêmios na história do Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, que está em sua 62ª edição e é promovido pela Associação Brasileira das Cohabs. Na oportunidade, a Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap) também recebeu um prêmio especial pelos seus 50 anos de fundação  e de construção de moradias para as populações carentes.

Logo após receber o prêmio, o governador Ricardo Coutinho destacou a importância desse tipo de evento envolvendo a questão habitacional. Para ele, a casa é o principal elo dos laços da família. Destacou ainda que ambos projetos foram executados com recursos próprios do Estado, enfatizando que o projeto Energia Solar Fotovoltaica contribui para a redução dos curstos de energia dos moradores em até 70%, enquanto o Cidade Madura foi criado para dar dignidade as pessoas idosas. O governador anunciou que ainda este ano serão entregues mais três condomíminos do projeto Cidade Madura para atender a população idosa do Estado.

Durante o evento, o ministro das Cidades, Gilberto Cassab, parabenizou o governador Ricardo Coutinho pelo desempenho na área de habitação e disse conhecer muito bem os projetos premiados. Ele afirmou que o Governo Federal, mesmo com todas as dificuldades, não vai abrir mão da terceira fase do Projeto Minha casa Minha Vida. Cassab revelou também que o projeto em sua primeira e segunda fase entregou 2,3 milhões de casas e que a terceira fase vai continuar contribuindo para a redução do déficit habitacional.

Após a premiação, a presidente da Cehap, Emília Correia Lima, afirmou que a premiação recebida pela Paraíba – categorias Impacto Regional  e Sustentabilidade – colocou o Estado  em destaque na área de habitação e despertou a atenção de representantes de Cohabs de vários estados, que estão querendo conhecer os projetos in loco a fim de copiar as inovações criadas pela Paraíba.

A presidente da Associação Brasileira das Cohabs, Maria do Carmo Visane Lopes, disse que os projetos vencedores da Paraíba são práticas excelentes e novas que vão abrir os olhos, para que os gestores da área vejam outras alternativas de solução no setor da construção civil. Ela disse, ainda, que os dois projetos há algum tempo vinham sendo almejados pela Paraíba que, mesmo sem a liberação de recursos por parte do governo federal, lutou e conseguiu realizá-los e agora vão servir de exemplo para outros Estados.

A Paraíba concorreu com mais de 20 projetos inscritos em todo o País. A premiação é concedida pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU). O evento teve a participação de mais de 500 pessoas de 60 municípios e todos os 27 estados do Brasil.