João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo recebe estudante paraibana que vai representar a Paraíba nos EUA

terça-feira, 8 de janeiro de 2013 - 09:01 - Fotos:  Francisco França/ Secom-

O governador Ricardo Coutinho recebeu, na tarde dessa segunda-feira (7), em seu gabinete no Palácio da Redenção, a estudante da Escola Estadual Olivina Olívia, Jailma Santos, que foi escolhida para representar a Paraíba nos Estados Unidos, dentro do Programa Jovens Embaixadores 2013. Jailma embarcou, na madrugada desta terça-feira (8), para Washington, onde passará duas semanas com 36 alunos de escolas da rede pública de todo o Brasil em um intercâmbio. A programação é composta por reuniões com autoridades do governo e visitas a projetos sociais e escolas públicas.

Durante o encontro, o governador Ricardo Coutinho conversou com Jailma sobre a experiência de representar a Paraíba no exterior e parabenizou a estudante pela perseverança e determinação. Ele aproveitou para convidar a estudante a voltar ao gabinete para relatar a experiência em Washignton. “Desejo uma boa viagem para Jailma e que ela aproveite a oportunidade para crescer como pesssoa e construir pontes. A história de Jailma serve de exemplo para outros alunos da rede pública de que com esforço e vontade é possível realizar os seus sonhos”, disse Ricardo.

Jailma Santos estava acompanhada dos pais, o pedreiro Marcelino Santos e a dona de casa Maria do Socorro, além da secretária de Estado em exercício da Educação, Márcia Lucena, e da coordenadora do Programa Jovens Embaixadores na Paraíba, Vitória Régia Alves. Jailma destacou que a expectativa é a melhor possível e que quer aproveitar cada momento para conhecer uma nova cultura e representar bem a Paraíba. “Será uma experiência muito boa para meu aprendizado e para meu currículo”, avalia.

A aluna de 17 anos cursa a 3ª série do ensino médio. Ela concorreu com 173 alunos oriundos da rede estadual e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB). Moradora do município de Bayeux, venceu a concorrência não apenas pelo desempenho na prova oral ou a ótima convivência com as pessoas, mas também pela atividade social que desenvolve dando aulas de reforços para crianças carentes do bairro e o trabalho voluntário nas campanhas de educação sexual e preventiva.

Jailma destacou que foi um desafio vencer a concorrência com alunos da rede pública do Estado. Ela ainda enfatiza que quando a pessoa tem um objetivo e se esforça consegue concretizar seus sonhos. Sobre a carreira profissional, disse que vai prestar vestibular para Jornalismo por considerar a comunicação essencial e ter facilidade em falar inglês e espanhol.

Orgulho – Seu Marcelino Santos não escondeu o orgulho de ver a filha representando a Paraíba nos Estados Unidos. “Fiquei supreso com a conquista da milha filha, pois somos uma família humilde, e não acreditava que vencesse uma disputa tão importante.Espero que ela possa aproveitar bem a viagem, representar o Estado e a sua família”, disse satisfeito.

A secretária de Estado Márcia Lucena reconheceu o mérito de Jailma e da Escola Olivina Olívia e destacou que esse é um exemplo de que a escola pode ser um espaço de oportunidades para os jovens. Márcia lembrou que outras experiências como as Olimpíadas de Português, de Matemática, o projeto Senador Mirim, que recentemente tiveram alunos paraibanos como vencedores, devem ser aproveitadas dentro do processo de aprendizado.

Jovens Embaixadores – O programa de intercâmbio nos Estados Unidos é voltado para estudantes brasileiros de destaque na rede pública de ensino. Acontece sempre no mês de janeiro. Após a programação na capital americana, os ‘jovens embaixadores’ viajam para estados-anfitriões, onde são hospedados por famílias voluntárias, frequentam aulas em escolas da região, participam de atividades de voluntariado, fazem apresentações sobre o Brasil e fortalecem seu perfil de liderança.