João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo recebe delegação de Cuba e troca experiências sobre agricultura familiar

terça-feira, 31 de maio de 2011 - 21:47 - Fotos:  João Francisco/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho recebeu na tarde desta terça-feira (31) uma delegação do Ministério da Agricultura de Cuba que está visitando o Estado para conhecer experiências na área de agricultura familiar e agroecologia desenvolvidas nos municípios.  Ricardo ressaltou que o Estado tem total interesse em trocar informações, ideias sobre a área de agricultura e segurança alimentar e estreitar as relações culturais e econômicas com Cuba.

Na última semana a diretora de recursos humanos do Ministério da Agricultura, Adriana Bellester Hernandes, a coordenadora nacional do Programa de Apoio Local e Modernização da Agropecuária de Cuba (Palma), Aymara Hernandez e representantes das províncias do país  visitaram experiências de apoio do Governo da Paraíba na agricultura familiar e agroecologia nos municípios de Remígio, Lagoa Seca e Esperança.  O grupo foi acompanhado pelo representante da Articulação do Semi Árido Brasileiro (Asa) e do Programa de Desenvolvimento Local do Agreste da Paraíba (Aspta), Luciano Silveira.

Durante a reunião, o governador Ricardo Coutinho e o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Marenilson Batista, falaram sobre o trabalho da secretaria que integra órgãos como Interpa, Emater, Emepa e Empasa e dos programas desenvolvidos como o Cooperar, a compra direta dos agricultores locais e do Empreender Paraíba, que terá uma linha de crédito para a agricultura.

“Estamos investindo na agricultura melhorando a produção, a organização coletiva e o escoamento da produção. Também investimentos na produção de produtos agroecológicos e na compra direta dos alimentos para a merenda escolar, presídios e entidades para fazer circular o dinheiro na comunidade e evitar que continuemos importando frutas e verduras de outros Estados”, ressaltou o governador.

A diretora de Recursos Humanos do Ministério da Agricultura, Adriana Bellester Hernandes, avaliou que esse intercâmbio cumpriu a expectativa da delegação pela possibilidade de conhecer de perto o trabalho do Governo da Paraíba e as experiências no campo como a produção agroecológica e o aproveitamento da água, que é um problema em Cuba.

Adriana explicou que esse intercâmbio será essencial para a implementação do projeto Palma, que pretende fomentar e modernizar a agricultura familiar e promover a segurança alimentar em 37 municípios de Cuba. Ela informou que 80% dos alimentos consumidos em Cuba são importados de outros países, impactando negativamente na economia. Diante disso é preciso desenvolver mais a agricultura familiar e agroecológica e oferecer um maior acesso da população a alimentos saudáveis.

“O governo subsidia os alimentos básicos como feijão, açúcar e café para a população, mas não dá para suprir toda a demanda e precisamos desenvolver a agricultura garantindo uma segurança alimentar e uma maior produção local”, explicou.

Marenilson Batista classificou a audiência positiva pela possibilidade de repassar experiências desenvolvidas na Paraíba na produção agroecológica, manejo da água, acesso a crédito e projetos como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Plano Nacional de Ação para a Inclusão (Penai), Compras Diretas e o acesso a crédito como o Empreender Paraíba. “Também pudemos conhecer os avanços do setor de agricultura de Cuba no uso de meios biológicos para o controle de pragas que destroem as plantações”.