João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo prestigia solenidade em comemoração aos 99 anos do Corpo de Bombeiros da Paraíba

terça-feira, 14 de junho de 2016 - 16:27 - Fotos:  José Marques

O governador Ricardo Coutinho participou, nesta terça-feira (14), da solenidade em homenagem aos 99 anos do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), realizada na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Na ocasião, o governador fez a entrega simbólica de equipamentos à corporação e ainda acompanhou o desfile da tropa e da banda de música do Corpo de Bombeiros. Além disso, foram homenageadas autoridades civis e militares que contribuíram para o crescimento do CBMPB.

O Corpo de Bombeiros foi criado em 1917, por meio do decreto estadual de número 844 e hoje atende a população nas diversas modalidades de combate a incêndio, salvamento aquático e terrestre, além de atendimento pré-hospitalar, entre outros.

Em seu pronunciamento, Ricardo parabenizou a corporação pelo trabalho que desempenha ao longo desses 99 anos em favor dos paraibanos. “Essa é uma das instituições que tem um dos serviços mais qualificados prestados à população. O povo tem no Corpo de Bombeiros um grande parceiro. Além disso, sua atuação é essencial para salvar vidas e prevenir acidentes. Tenho a consciência do esforço desses profissionais para fazer o melhor trabalho possível. Agradeço e parabenizo estes homens e mulheres que, com muito empenho, conquistaram a confiança e o respeito da sociedade”, frisou.

O governador ainda enfatizou os investimentos feitos pela gestão visando o aperfeiçoamento do Corpo de Bombeiros. “Quando assumimos, há cinco anos e meio, o Corpo de Bombeiros tinha 110 viaturas, nós adquirimos mais 159, ou seja, mais que dobramos. Estamos cuidando das condições de trabalho e investindo em equipamentos, como por exemplo, a autoplataforma aérea, que adquirimos duas delas para dar mais eficiência nas ações de combate a incêndios, além de quatro ônibus, 18 reboques, entre outros. Enfim, estamos investindo bastante, qualificando e valorizando o Corpo de Bombeiros”, disse.

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba atende os 223 municípios paraibanos por meio de 11 unidades, entre batalhões e companhias independentes. “Ao longo desses 99 anos, o Corpo de Bombeiros foi evoluindo e hoje presta uma gama de serviços à sociedade com o intuito maior de salvar vidas. Nos últimos cinco anos, tivemos um grande avanço na corporação, com diversos investimentos do Governo do Estado, nesse período cerca de R$ 40 milhões foram investidos. Além disso, também capacitamos o nosso efetivo, através de cursos, para que sirvam melhor aos cidadãos”, afirmou o comandante geral do CBMPB, Coronel Jair Carneiro de Barros.

O secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, destacou a missão do Corpo de Bombeiros em quase um século de existência. “Temos um grande respeito por esta instituição tão importante para a segurança da sociedade. Os bombeiros estão de parabéns por todo o trabalho desempenhado. Esses profissionais são verdadeiros heróis, que diariamente vêm salvando vidas. Que a corporação se desenvolva cada vez mais”, ressaltou.

“Depois que entrei no Corpo de Bombeiros, percebi que foi para isso que nasci, para cuidar da sociedade. É uma honra fazer parte desta corporação que tem uma missão tão importante que é prevenir, servir e guardar vidas e bens. Felizmente, somos valorizados e reconhecidos pelo nosso trabalho”, comemorou a relações públicas do CBMPB, a 2ª tenente Izabel.

O procurador de justiça, Valberto Lira, foi um dos homenageados na solenidade e agradeceu o recebimento da medalha de Serviços Distintos. “O Corpo de Bombeiros é um dos maiores parceiros do Ministério Público, como por exemplo, nas medidas de prevenção e combate à violência nos estádios, na fiscalização de abrigos de idosos, também na atuação em defesa do consumidor, então é uma unidade militar que merece todo o respeito. Me sinto honrado com a homenagem”, falou.

“A existência do Corpo de Bombeiros é de fundamental importância na nossa sociedade. Parabenizo a corporação que agora completa 99 anos e tenho certeza que muitos outros anos virão com eficientes serviços prestados aos paraibanos. O sentimento é de gratidão por receber essa medalha de Serviços Distintos”, afirmou o chefe de Gabinete do Governador, Fábio Maia.

História – Foi criado em 1917, por meio do decreto estadual de número 844. Na época, a corporação funcionava como uma seção ligada à Força Pública Estadual (antiga Polícia Militar) e ainda não contava com instalações próprias. Um ano após a fundação, em 1918, a instituição ganhou um quartel próprio, na esquina da Rua Maciel Pinheiro com a Duarte Lima. Já em 2007, a corporação conquistou a autonomia administrativa e financeira, a partir da ativação da instituição como um Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. Nessa mesma época, houve a ampliação dos atendimentos, que antes eram restritos ao serviço ativo de combate ao fogo e ao salvamento. Entre 2011 e 2016 foram inauguradas unidades de bombeiro militar em Pombal (2ª Companhia Independente de Bombeiro Militar) e em Catolé do Rocha (1ª companhia Independente do Bombeiro Militar), além de reformado e ampliado o quartel em Sousa (6º Batalhão de Bombeiro Militar).Atualmente, também está sendo iniciada a construção de um novo quartel em Patos e a criação de uma nova unidade em Mamanguape.