João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo prestigia posse da nova presidente do Tribunal de Justiça

sábado, 2 de fevereiro de 2013 - 17:11 - Fotos:  Francisco frança/ Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho prestigiou, nessa sexta-feira (1), a posse da desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti na presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba. Ricardo desejou à presidenta um mandato profícuo à frente do TJ, respeitando a autonomia entre os poderes.

O governador afirmou que o relacionamento do Executivo com os demais poderes é muito bom e de construção conjunta para resolver as questões do Estado. “Os poderes não foram criados para disputarem entre si, mas para convergirem. Tenho certeza de que essa lógica vai continuar presente e permanente na administração do Poder Judiciário com o Poder Executivo do Estado da Paraíba”, destacou Ricardo Coutinho.

Ele também enalteceu a importância da posse da primeira mulher no comando do Tribunal de Justiça da Paraíba. “Existe um movimento natural no país de maior participação das mulheres nas esferas do poder, que ainda é muito masculino, no mundo todo. Mas no Brasil que tem uma presidente está avançando muito. Mas é preciso caminhar para que a democracia de gênero se expresse no poder de forma real e concreta”.

O vice-governador Rômulo Gouveia, que também prestigiou a posse, enfatizou que o Judiciário estará em boas mãos para manter a harmonia com o poder Executivo. “Quero agradecer a relação respeitosa e institucional com o desembargador Abrahn Lincoln e acredito que terá continuidade com a desembargadora Fátima Bezerra”.

Em seu discurso, a desembargadora Fátima Bezerra afirmou que assume o Tribunal de Justiça com o propósito e a responsabilidade de tornar o trabalho da Justiça cada vez mais célere e com decisões mais conciliadoras e terminativas. “Esse é um sonho que poderá se concretizar como resultado de um labor irmanado, entre as instituições públicas e privadas, e parcerias com os municípios, com o Estado e a União”.

Fátima Bezerra destacou que vai implantar um modelo de gestão com transparência, eficiência e humanização. “Quero e devo manter a tradição de confiabilidade que as pessoas encontram na Justiça. Essa confiança revela-se no número cada vez mais crescente de ações e na constante presença do cidadão nos fóruns, para resolução dos problemas. A lógica é bem simples: não se procura o que não inspira credibilidade”, completou.

A desembargadora Fátima Bezerra acrescentou que sua posse à frente do poder judiciário da Paraíba é uma homenagem às mulheres paraibanas, à mulher trabalhadora, às mulheres que sofrem, que lutam, acreditam e vencem.

As posses da desembargadora Fátima Bezerra, como presidente do TJ; do desembargador Romero Marcelo da Fonseca, como vice-presidente; e de Márcio Murilo da Cunha Ramos como Corregedor Geral foram prestigiadas no Fórum Cível da Capital.

Participaram da solenidade, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin; o ministro do STJ e Corregedor do Conselho Nacional de Justiça, Francisco Falcão; o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Ricardo Marcelo; o presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, Fábio Nogueira; o procurador geral de Justiça do Estado, Oswaldo Trigueiro Filho e o presidente da OAB-PB, Odon Bezerra, além do procurador geral do Estado, Gilberto Carneiro.