João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo prestigia fórum de secretários do Planejamento em JP

quinta-feira, 22 de março de 2012 - 14:38 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

Foto: Kleide Teixeira/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho prestigiou, nesta quinta-feira (22), a solenidade de abertura da 49ª edição do Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, no Hotel Tambaú, em João Pessoa. O evento será encerrado nesta sexta-feira (23), tendo como objetivo debater questões ligadas à gestão pública e à conjuntura socioeconômica mundial.

Ricardo destacou a importância da realização do Fórum. “O Nordeste, ao longo da última década, deu um salto extremamente importante na economia. É a nossa região que impulsiona o Brasil neste momento tão delicado da economia mundial”, disse. Ele também lembrou que o país sempre teve dificuldades em pensar ações com 15, 20 anos à frente, mas que essa realiadade tem se modificado devido a decisões corajosas e importantes – e a Paraíba também está nesse processo.

Segundo ele, no caso da Paraíba houve um avanço significativo no último ano, e que os resultados de planejamento apresentarão efeitos com uma geração adiante. “Nosso trabalho tem sido plantar as sementes que, em alguns anos, o Estado colherá. É um projeto que precisa ser pensado, planejado, estruturado, executado para que, lá na frente, dê frutos que tenham sustentabilidade”, disse.

A presidente interina do Conseplan, Renata Vilhena, secretária do Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais, ressaltou que a gestão pública está em alta no Brasil e que cresce a preocupação dos governos com políticas estruturadas do gasto e do investimento. “É por meio do planejamento que se pode falar de qualidade do gasto público, de qualidade de investimentos e suas prioridades”, salientou.

Agenda – O primeiro tema em discussão no evento foi “A Agenda Econômica Mundial”, com palestra do economista e cientista social Eduardo Giannetti da Fonseca – professor do Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais (IBMEC), de São Paulo e membro do Conselho Superior de Economia da FIESP e do analista econômico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Paulo Levy.

Também fizeram parte da mesa o secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba, Gustavo Nogueira, que representa a região Nordeste no Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), o ex-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento e deputado federal pela Bahia, Zezéu Ribeiro, além de Renata Vilhena.

A reunião na manhã desta quinta-feira foi centrada nos reflexos da atual conjuntura econômica mundial (recessão na Europa, lenta recuperação dos Estados Unidos e redução no crescimento de países emergentes) e nas possibilidades de crescimento para o Brasil nos próximos anos. Após a realização do primeiro painel, foi realizado um debate entre os participantes.

Nesta tarde, será apresentado o segundo painel, acerca do tema “Governo Orientado para Gestão por Resultados”, pelos secretários estaduais do Planejamento e Gestão Renata Vilhena, de Minas Gerais, e Alexandre Rebelo Távora, de Pernambuco. Na sequência, haverá um debate sobre o assunto. Dando sequência à programação, serão apresentados os resultados dos grupos de trabalho, que foram divididos em: Reforma Tributária, Fundo de Participação dos Estados e IBGE. Um debate ocorrerá em seguida.

Encerrando a programação do primeiro dia do Fórum, o secretário Adjunto do Orçamento Federal, Eliomar Wesley Rios, vai falar sobre o “Programa de Eficiência do Gasto”. Após o último debate do dia, haverá o encerramento das atividades.

Foto: Josér Marques/Secom-PB

Último dia – Nesta sexta-feira (23), a programação terá início às 9h, com palestra de Selene Peres Nunes, coordenadora de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), sobre o tema “A Convergência às Normas Internacionais de Contabilidade e os Novos Desafios para a Gestão Governamental”. Em seguida, haverá um debate entre os participantes.

Dando sequência à programação, a secretária de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Ana Lúcia Amorim de Brito, fala sobre “Pnage – Avanços e Desafios”.

A programação do Fórum será encerrada após as deliberações do Conseplan, que incluem os encaminhamentos do dia anterior e a escolha do local e data da próxima reunião.

O Fórum Nacional dos Secretários Estaduais do Planejamento é promovido pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com o Conseplan. O Conseplan realiza reuniões periódicas, em diversas capitais brasileiras.

Para mais informações, acesse: http://paraiba.pb.gov.br/especiais/forumplanejamento).