João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo prestigia concerto em comemoração aos 181 anos da PM

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013 - 11:02 - Fotos:  Francisco França/Secom-PB

O governador do Estado, Ricardo Coutinho, participou, na noite de terça-feira (19), das comemorações dos 181 anos da Polícia Militar da Paraíba, que teve como destaque um concerto da Banda de Música da PMPB, no Espaço Cultural José Lins do Rego. Na ocasião, a polícia lembrou a sua história e homenageou personalidades que contribuíram para o engrandecimento da corporação.

“A Polícia Militar é responsável pelo policiamento ostensivo e tem tido uma atuação extremamente importantes ao longo dos anos. Nos últimos dois, em especial, recuperou sua credibilidade, talvez perdida em algum momento da história, e com os investimentos que têm sido feitos ela está revigorada”, destacou Ricardo, ao citar investimentos feitos na área de tecnologia – como um sistema de videomonitoramento móvel –, requalificação das viaturas e ampliação dos equipamentos de proteção individual, a exemplo de armas, coletes e capacetes táticos.

Durante o concerto, o comandante geral da PMPB, coronel Euller Chaves, também lembrou as conquistas e glórias da polícia. “Esse é um momento de reflexão, para melhorarmos os serviços que prestamos aos cidadãos. A banda é mais um instrumento de proximidade e de confiabilidade, é um elo que liga a polícia a sociedade, muitas vezes através de projetos sociais”, disse Euller, ao citar que os músicos participam voluntariamente do projeto ‘Uma Nota Musical que Salva’, desenvolvido com crianças carentes do bairro de Mandacaru.

Os beneficiados nesse projeto, assim como crianças de várias escolas da Capital, estiveram presentes no concerto. “Eu estou adorando, a música está muito boa”, disse a moradora do bairro do Cristo, Josefa Joana da Conceição.

Além dos populares, autoridades civis e militares prestigiaram o concerto da Banda de Música da PMPB. “Esse é um momento muito especial para a Polícia Militar, que comemora 181 anos com a população presente, reconhecendo o valor e a representatividade da instituição na segurança pública como um todo. Sou delegado, mas eu me sinto acolhido pela PM”, disse o secretário executivo da Segurança Pública e Defesa Social, Jean Nunes.

A Polícia Militar completou 181 anos no dia 3 deste mês, mas a comemoração foi adiada em virtude da priorização da prestação de serviço no período carnavalesco.

Homenagens – Durante as celebrações do aniversário da PM, 13 pessoas foram condecoradas com medalhas, entre elas, a Láurea do Mérito Padre Galdino da Costa Villar – concedida àqueles que tenham contribuído para o crescimento, enaltecimento e fortalecimento da Segurança Pública do Estado e, em especial, da PM.
Também foram concedidas as medalhas de Serviços Distintos, destinadas a civis ou militares que se destacam pelo serviço prestado à PM; Tempo de Serviço Policial Militar dez anos  (bronze) e Tempo de Serviço Policial Militar 20 anos.