Fale Conosco

10 de dezembro de 2017

Ricardo prestigia concerto da Orquestra do Prima em comemoração aos cinco anos do programa



orquestra prima foto walter rafael 10 1 270x183 - Ricardo prestigia concerto da Orquestra do Prima em comemoração aos cinco anos do programaO governador Ricardo Coutinho prestigiou, neste domingo (10), o concerto especial da Orquestra do Programa de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima), que marcou os cinco anos de existência do Programa. A apresentação, realizada no Espaço Cultural, em João Pessoa, reuniu cerca de 170 alunos, oriundos dos 15 polos do Prima e teve a regência da maestrina Priscila Santana. Na ocasião, o público acompanhou clássicos da música brasileira como “Feira de Mangaio”, de Sivuca; e “O Trenzinho Caipira”, de Villa-Lobos.

Na oportunidade, o governador Ricardo Coutinho cumprimentou e parabenizou os integrantes da orquestra pelo empenho ao longo destes cinco anos de Programa. Ele ainda enfatizou o papel social do Prima como instrumento capaz de ampliar as oportunidades e mostrar novos caminhos para estes jovens talentos da Paraíba.

ricardo na plateia foto walter rafael 1 1 270x194 - Ricardo prestigia concerto da Orquestra do Prima em comemoração aos cinco anos do programaO secretário de Cultura, Lau Siqueira, lembrou que cerca de 1.500 estudantes são atendidos pelo programa, tendo acesso à música e à cidadania. “Esta apresentação é a culminância de um trabalho que está sendo feito há cinco anos e tem conseguido resultados concretos. O objetivo do Prima é distribuir, principalmente, cidadania para estes alunos que vêm de situações de vulnerabilidade social”, comentou.

Para o coordenador-geral do Prima, Milton Dornellas, o Programa se caracteriza como “uma das maiores ações de inclusão social da Paraíba, que vem conquistando, ao longo dos seus cinco anos de existência, a admiração e o respeito da sociedade paraibana e que será ampliado para dar mais oportunidades às crianças e jovens”.

“Estamos comemorando os cinco anos do Prima com esta bela apresentação que na verdade é uma celebração para marcar todos os esforços feitos durante este ano. É muito gratificante fazer parte do Prima e ver todos estes alunos envolvidos com a música”, pontuou a maestrina e diretora do Programa, Priscila Santana.

solo doviolino foto walter rafael 7 1 270x183 - Ricardo prestigia concerto da Orquestra do Prima em comemoração aos cinco anos do programaDurante o concerto, o aluno Pedro Silva, do polo do Prima de Catolé do Rocha, apresentou um solo de viola que emocionou a plateia. “Gosto muito de participar do Prima e quero aprender ainda mais sobre música. Tenho 11 anos, faço parte do polo de Catolé do Rocha há dois anos e desejo que o Prima seja uma grande experiência para meu futuro”, disse Pedro.

O aluno Antônio Rodrigues contou que entrou no Prima há quatro anos e antes de fazer parte do Programa não sabia que profissão seguir. Ele optou por cursar música, devido os ensinamentos adquiridos na vivência do Prima. “Antes do Programa, eu tinha a cabeça confusa, sem saber o que queria para o futuro. Quando me aproximei da música, achei minha referência e percebi que é isso que quero para mim. Hoje eu faço um curso superior de Música e o Prima foi decisivo para esta escolha”, comentou.

solo doviolonista foto walter rafael 8 1 270x183 - Ricardo prestigia concerto da Orquestra do Prima em comemoração aos cinco anos do programaA enfermeira Bruna Almeida levou o filho de 11 anos para assistir o Concerto do Prima e parabenizou a qualidade musical da orquestra. “Fiz questão de trazer meu filho para esta apresentação, porque acredito que os pais devem estimular o interesse das crianças pela música. O Prima tem uma orquestra excelente e que vale a pena ser prestigiada”, observou.

O Prima tem como objetivo proporcionar educação musical para crianças e adolescentes que residem em áreas de vulnerabilidade social, gerando assim novas perspectivas de futuro para os alunos. O Programa possui polos nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Bayeux, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Itaporanga, Patos, Guarabira, Santa Rita, Conde e em breve, Sousa, Monteiro, Bananeiras, Pedras de Fogo e Picuí.