João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo preside formatura de novos policiais militares e entrega equipamentos em João Pessoa

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015 - 22:19 - Fotos:  Secom-PB/ Fco França

O governador Ricardo Coutinho presidiu, nesta quarta-feira (2), a solenidade de formatura de 298 novos soldados da Polícia Militar da Paraíba, de um total de 520 formandos no Estado. Na cerimônia realizada no Centro de Educação da Polícia Militar, em João Pessoa, ele também assinou a prorrogação do Concurso Público para Formação de Soldados, entregou 15 vans para policiamento solidário móvel, 74 motos, quatro caminhonetas, armamentos e 1.000 coletes balísticos. Na próxima sexta-feira (11), acontece a formatura de mais 107 policiais que concluíram o curso em Campina Grande.

Durante a solenidade, Ricardo parabenizou a todos os formandos e destacou os investimentos na segurança. “A Paraíba faz o que nenhum outro Estado está fazendo, formar 520 novos policiais militares para colocá-los nas ruas”, comemorou. “É preciso reconhecer o trabalho das forças de segurança, o trabalho de homens e mulheres que, nas ruas, garantem a segurança e a tranquilidade. Os indicadores das nossas polícias são bons, positivos”, destacou.

Por fim, Ricardo ressaltou o conteúdo dos cursos de formação dos policiais militares e civis, como também dos bombeiros militares. “O curso de vocês, de mais de 1.300 horas de aula, tem aulas de direitos humanos, aulas de cidadania para que a polícia seja o reflexo da sociedade. Nós queremos uma sociedade confiando na polícia e só se faz isso com uma formação adequada, com investimentos no efetivo e nos equipamentos”, concluiu.

A cerimônia teve a participação de autoridades e de familiares dos formandos. O desfile da tropa abriu e encerrou a solenidade. No evento, o governador recebeu de presente uma miniatura de uma viatura policial e condecorou os três policiais que obtiveram as três melhores notas no curso.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Cláudio Lima, afirmou que o momento é de agradecimento pelos investimentos que as forças de segurança da Paraíba têm recebido nesses cinco anos. “Esses 520 novos policiais militares vão ser empregados no policiamento e, com certeza, esse efetivo vai contribuir com o plano operacional da segurança pública visando combater a criminalidade para que a gente possa ter uma paz social com maior amplitude”.

Para o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, a formação de mais 520 policiais e entrega de armamentos e viaturas reforçam o combate à criminalidade. “É um contexto de logística e de recursos humanos que vem reforçar a atividade operacional com mais estrutura de polícia comunitária, com unidades móveis, e mais policiais para oferecer mais proteção ao cidadão”, disse.

Nos últimos cinco anos, a Paraíba formou 2.400 policiais, incluindo a Guarda da Reserva. Entre 2003 e 2010, ingressaram nas polícias 1.530 componentes. No atual governo, a PM recebeu 7 mil armas de fogo, 7 mil coletes balísticos. Mais da metade do efetivo da Polícia Militar foi promovido na atual gestão, sendo 4.106 praças e 666 oficiais. Em cinco anos, os policiais receberam 87.623 fardamentos, 19.900 coturnos, 20 mil boinas, 9 mil cintos de guarnição, 1.205 capacetes táticos de proteção individual, e cerca de mil capas de chuva.