João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo pede participação da sociedade no combate à dengue

sexta-feira, 5 de abril de 2013 - 16:52 - Fotos:  Claudio Góes / Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho fez um apelo à sociedade para que faça a sua parte no combate ao mosquito Aedes aegypti, durante o Dia D de Combate à Dengue, nesta sexta-feira (5), no município de Campina Grande. A ação, que teve o objetivo de chamar a atenção da população, aconteceu na Praça da Bandeira e contou também com as presenças do prefeito Romero Rodrigues, dos secretários Waldson Souza (Saúde) e Estela Bezerra (Comunicação Institucional), além da secretária municipal de Saúde, Lúcia Derks.

Ricardo ressaltou que o combate ao mosquito transmissor da dengue tem que ser permanente, não somente por parte do Governo do Estado e prefeituras, mas também pela sociedade. “A dengue não pode ser cuidada apenas por uma prefeitura ou um Estado. A dengue tem que ser cuidada pela sociedade. A dengue precisa ser algo que efetivamente a sociedade chame para si porque é impossível que os agentes de saúde estejam dentro da casa de cada um de nós. Quando muitas vezes eles chegam, o próprio proprietário da casa não permite a entrada”, enfatizou o governador.

Ele acrescentou que, se o cidadão fizer a sua prevenção em casa, o poder público fará seu trabalho na rua. “A parte de fora, a parte da rua, essa a prefeitura e o Estado são os responsáveis e haverão de fazer de uma forma correta e profissional com exames laboratoriais, aumento dos fumacês e com a coordenação desses serviços e dessas articulações”, assinalou o governador.

Na ocasião, Ricardo Coutinho ainda destacou a ampliação da parceria na área da saúde com a Prefeitura de Campina Grande com a municipalização do Hospital Dom Pedro I. “O município deve ser o grande gestor da política pública de saúde. Chega das pessoas estarem correndo de um lado para outro sem ter porta de entrada dentro do município. Agora não, tem uma porta de entrada e uma relação direta com os outros serviços não só privados, bem como do próprio serviço do Hospital Trauma do Estado, que é um serviço essencial dessa cidade”, pontuou o governador.

Ainda na solenidade, o secretário de Estado da Saúde, Waldson de Souza, disse que Campina Grande é referência para 173 municípios, logo é importante a parceria com o Estado. “A gente precisa que muitos municípios que não notificaram a dengue façam o seu registro e organizem suas redes e vigilâncias. A gente tem 99 municípios que não notificaram nenhum caso e isso é o alerta máximo que nós estamos dando”, ressaltou.  Ele informou que no dia 12 de abril a ação será levada a todas as 12 Gerências Regionais de Saúde, (GRS), com ações de mobilização e prevenção por todo o estado.

PARCERIA – O prefeito Romero Rodrigues agradeceu a parceria permanente com o Governo do Estado, que tem proporcionado benefícios para a população. E anunciou que a Prefeitura de Campina Grande vai  realizar mutirões de combate ao mosquito transmissor da dengue nos bairros de maior infestação do Aedes aegypti. As ações vão começar na próxima quarta-feira (10), no Lauritzen, onde foi registrado o maior índice de infestação. Aproveitando o espírito esportivo da cidade, a campanha municipal tem como slogan “Em terra de galo e raposa, mosquito não tem vez”.