João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo participa do pré-embarque dos selecionados no Gira Mundo Espanha e ressalta importância do programa 

segunda-feira, 25 de setembro de 2017 - 16:13 - Fotos:  José Marques/ Secom PB

O governador Ricardo Coutinho participou, nesta segunda-feira (25), no Palácio da Redenção, da solenidade de pré-embarque dos 25 estudantes da rede estadual de ensino selecionados no programa Gira Mundo Espanha. A ação visa proporcionar aos alunos intercambistas o desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino. O Gira Mundo representa um investimento de R$ 3,5 milhões. Deputados estaduais, auxiliares do Governo, representantes da embaixada e do consulado espanhol, além de outras autoridades, participaram do evento.

Na ocasião, o governador comentou que considera o Gira Mundo uma ousadia desta gestão, diante do momento de crise nacional e afirmou que pretende ampliar ainda mais este programa. “Antigamente só quem fazia intercâmbio internacional eram os filhos dos ricos, mas nós entendemos que é preciso democratizar a educação e proporcionar chances iguais para as pessoas diferentes social e economicamente. O Gira Mundo representa o crescimento das oportunidades para os filhos do povo. Somente através da educação é possível termos uma sociedade mais igualitária”, observou Ricardo Coutinho.

Ricardo também anunciou que vai entregar 54 escolas estaduais no próximo ano, sendo 15 novas e 39 reformadas e ampliadas. “Atualmente o padrão das nossas escolas é muito melhor que há alguns anos. Temos uma excelente estrutura, laboratórios de informática, robótica, entre outros, além de  programas como o Prima e o Gira Mundo. Enfim, este Estado está no caminho certo”, finalizou.

O secretário da Educação, Aléssio Trindade, explicou que a seleção dos alunos foi realizada em três etapas, de caráter classificatório e eliminatório e uma última etapa de caráter apenas eliminatório. “O Gira Mundo engloba todo um processo de melhoria na rede estadual de ensino. Esses estudantes que vão para a Espanha passaram por etapas com provas classificatórias e alcançaram o objetivo, que é fazer este intercâmbio. Eles terão uma experiência única, que servirá para toda a vida educacional e profissional de cada um”, falou.

Para o embaixador da Espanha, Fernando Villalonga, o programa estreita as relações com a Paraíba e proporciona uma excelente oportunidade para a qualificação dos estudantes paraibanos. “Agradeço ao governador Ricardo Coutinho por esta parceria que certamente terá muito êxito. Buscamos incentivar e aprimorar o ensino do espanhol e mostrar um pouco da nossa cultura para estes jovens da Paraíba”, frisou.

“Nosso principal objetivo é dar a oportunidade dos estudantes terem uma experiência cultural e pedagógica em outros países. Os 50 intercambistas do Canadá já estão no país em suas devidas localidades de estudo e hoje estamos fazendo o pré-embarque dos 25 alunos que irão para a Espanha no sábado. Tudo por conta do Governo do Estado através deste programa”, disse o coordenador do Gira Mundo, Tulhio Serrano.

Os estudantes classificados e aprovados para o intercâmbio na Espanha receberão uma bolsa instalação e cinco bolsas manutenção no valor de R$ 700,00. Eles embarcam no próximo sábado (30) e terão seguro de saúde durante o período em que estiverem residindo no país de destino. A acomodação será em casa de família residente na localidade definida para o intercambista.

Durante o intercâmbio, o estudante deverá desenvolver um projeto com temática relacionada à cidadania, diferenças e similaridades socioculturais, meio ambiente, globalização, economia criativa, empreendedorismo com responsabilidade social, entre outros temas, a serem desenvolvidos em sua escola e região no seu regresso ao Brasil.

O estudante Edson Rifner, da Escola Técnica Estadual do Vale do Mamanguape, foi um dos selecionados para o intercâmbio na Espanha. “É muito gratificante saber que através do sistema educacional do Estado podemos fazer este intercâmbio que será tão importante para nós. O programa ressalta que a escola pública tem que ser de qualidade e com metodologias inovadoras. Quero absorver o máximo de conhecimentos na Espanha”, concluiu.

Para a aluna Brenda Pereira, da Escola Técnica de João Pessoa, esta oportunidade vai lhe proporcionar experiências que serão úteis para sua caminhada educacional e também para o futuro profissional. “Já tinha vontade de conhecer a Espanha e tenho muitas expectativas em relação a este intercâmbio. Peguei o visto agora e isso aumentou a minha ansiedade. Desejo aprender muita coisa e voltar para a Paraíba com muito para compartilhar”, afirmou.