Ricardo participa do lançamento de livro com balanço da gestão e recebe homenagens

publicado: 18/12/2018 23h00, última modificação: 16/05/2019 15h40
ricardo-lancamento-do-livro-paraiba-gestao-publica-foto-jose-marques-2.jpg
ricardo-lancamento-do-livro-paraiba-gestao-publica-foto-jose-marques-4.jpg
ricardo-lancamento-do-livro-paraiba-gestao-publica-foto-jose-marques-8.jpg
ricardo-lancamento-do-livro-paraiba-gestao-publica-foto-jose-marques-9.jpg
ricardo-lancamento-do-livro-paraiba-gestao-publica-foto-jose-marques-14.jpg

O governador Ricardo Coutinho participou, nesta quarta-feira (19), do lançamento do livro “Paraíba Gestão Pública”, que apresenta um balanço das ações da gestão na Paraíba no período de 2011 a 2018. No livro há textos e fotografias de obras e ações que demonstram a transformação da Paraíba em áreas como educação, saúde, infraestrutura, desenvolvimento humano, segurança e também na parte administrativa. O lançamento do livro aconteceu no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções, em João Pessoa, e contou com a presença do governador eleito João Azevêdo, da vice-governadora Lígia Feliciano, deputados estaduais, representantes de movimentos sociais, quilombolas, indígenas, LGBTs, entre outros.

Na oportunidade, o governador Ricardo Coutinho acompanhou apresentações culturais e recebeu diversas homenagens de grupos que foram beneficiados com as ações implantadas pelo Governo do Estado. Ele ganhou presentes, cartazes, flores e outros objetos como forma de agradecimento da população pelo seu empenho à frente da gestão estadual.

Em seu pronunciamento, o governador agradeceu as manifestações de carinho do povo, o apoio dos auxiliares do Governo e lembrou que nestes oito anos de gestão foram implantados 1.500 km de adutoras, mais de 2.600 km de estradas, além de ações de grande relevância para a população como o programa Paraíba Unida pela Paz, o Gira Mundo, a Caravana do Coração, o Se Liga no Enem, o Prima, entre outros.

“Esse grupo que governa a Paraíba construiu muita coisa importante. Passar oito anos no comando de um estado, no meio de uma crise nacional, e conseguir mexer com a autoestima do paraibano é algo muito importante. Cuidamos da educação, da segurança, da área da assistência social, enfim abrimos novos horizontes. O livro é um registro de uma parte de tudo aquilo que se passou na Paraíba ao longo desses oito anos e de um governo que trouxe a responsabilidade de democratizar o estado”, falou Ricardo Coutinho.

Para o governador eleito João Azevêdo, é importante que a história tenha um documento em que se mostre o que a Paraíba avançou nestes oito anos. “O legado da gestão comandada pelo governador Ricardo Coutinho teve o papel fundamental de mudar conceitos, posturas, fórmulas de fazer gestão. Esse momento é relevante porque deixa marcado aquilo que de bom aconteceu na Paraíba. Fico feliz por ter participado e colaborado com este trabalho”, frisou o governador eleito.

“Hoje temos o Hospital do Bem em Patos, o Hospital Metropolitano em Santa Rita, um Centro Especializado em Reabilitação no sertão, então, estes são grandes exemplos de como o Governo trabalhou para estruturar a rede de atenção à saúde, tanto do ponto de vista de equipamentos, como de estrutura e pessoal. A implantação de serviços de forma descentralizada da região de João Pessoa é algo que foi muito importante nesta gestão, espero que a rede de cuidados em saúde possa ser ainda mais fortalecida e aprimorada nos próximos anos”, pontuou a secretária de Saúde, Cláudia Veras.

A diretora-superintendente de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Simone Guimarães, comentou que no livro Paraíba Gestão Pública é possível encontrar o registro de obras como o Viaduto do Geisel, o Trevo das Mangabeiras, as Escolas Técnicas e parques de convergência social. “A Suplan entregou diversas obras com uma estrutura bacana e que mudam a realidade da população. E acredito que é isto que realmente vale, mudar a vida do povo para melhor, através de obras e ações”, falou.

A estudante da Escola Técnica de João Pessoa, Maria Vitória, prestigiou o lançamento do livro e afirmou que é muito grata por tudo que o Governo do Estado fez pela educação na Paraíba nos últimos oito anos. “Antes a gente tinha vergonha de dizer que estudava em escola pública, hoje tenho orgulho, porque sei que estudo em um ambiente bem estruturado, com bons professores e novas oportunidades. As escolas estaduais melhoraram bastante e com isso os estudantes estão mais estimulados e empolgados com os estudos”, disse.