João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo participa do III Seminário Paraibano de Democracia Participativa

terça-feira, 9 de dezembro de 2014 - 11:25 - Fotos: 

O governador Ricardo Coutinho participou, na manhã de sábado (6), do segundo dia do III Seminário Paraibano de Democracia Participativa, realizado pela Subsecretaria do Orçamento Democrático Estadual, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Jornal União e Controladoria Geral da União (CGU). O evento reuniu mais de 200 conselheiros, das 14 regiões geoadministrativas, e aconteceu na cidade de Conde, no Litoral Sul paraibano.

O Seminário encerrou o ciclo 2014 do Orçamento Democrático Estadual, abordando temas relevantes à participação popular, como O Marco Legal da Participação no Brasil e sua ressonância na Paraíba, Experiências de Participação em âmbito Nacional, Estadual e Municipal e Rede Brasileira de Orçamentos Participativos.

O governador falou sobre a democracia participativa e da importância em ter instalado este instrumento no Estado. “Estamos encerrando um ciclo dessa caminhada. Foram mais de 140 mil pessoas, que ao longo desses quatro anos saíram de suas casas para contribuir com as ações de um governo. O Orçamento Democrático ajuda a popularizar a gestão, fazendo com que ela deixe de ser elitista e se aproxime mais dos anseios da população. Nem sempre conseguimos fazer tudo o que é necessário, mas estamos caminhando para que isso aconteça”, complementou o governador.

Ele disse ainda que o Orçamento Democrático proporcionou a organização das comunidades em prol de suas necessidades. “A experiência que temos aqui é muito rica e eu agradeço aos conselheiros pela colaboração e vontade de participar e de mudar a Paraíba. Este é definitivamente o melhor instrumento que criamos. Esperamos avançar ainda mais nos próximos anos, facilitando a participação da população e inovando no modo de escutar o que o povo tem a dizer, inserindo, inclusive, mais tecnologia”, finalizou.

A abertura do evento aconteceu na noite da sexta-feira (5), com a mesa temática sobre Democracia Participativa na Paraíba, coordenada pelo subsecretário Hélio Silva Barbosa, e com a participação do representante da CGU, Rodrigo Paiva, da ouvidora geral do Estado, Tânia Brito, do secretário do Orçamento Participativo de João Pessoa, Hildevâneo Macêdo, além de, Jaime Amorim que é dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o professor Ivandro Sales, da Oficina do Saber e o secretário do Orçamento Participativo de Olinda/PE, David Dias.

Os conselheiros da região polarizada por Campina Grande (3ª Região), José Romualdo e Maria das Neves (Dona Lia), representaram os demais conselheiros na mesa de abertura. Ela falou sobre a importância de proporcionar um momento de formação como o do seminário. “O Orçamento Democrático da Paraíba é um instrumento de libertação e nós conselheiros estamos nos qualificando para contribuir ainda melhor. Sinto-me realizada por termos um governo democrático”, afirmou a conselheira.

O evento contou ainda com a participação nas Câmaras Temáticas e Oficinas Temáticas, da secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, a deputada estadual eleita, Estela Bezerra, a secretária executiva do Desenvolvimento Humano (SDH), Ana Paula Almeida, Leide Manoela, do Governo do Estado da Bahia, Krol Remígio, da Codata/PB, Nelson Anacleto, do Fórum da Agricultura Familiar e Marcos Freitas, da Consulta Popular.