João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo participa de simpósio sobre gestão pública na cidade de Sumé

sábado, 12 de abril de 2014 - 14:59 - Fotos:  José Marques/ Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho encerrou, na noite dessa sexta-feira (11), o III Simpósio sobre Instituições e Gestão Pública da UFCG. O evento aconteceu no auditório do campus de Sumé, com uma conferência sobre o desafio do gestor e novas práticas de gestão. Em sua apresentação para professores e alunos do curso de Gestão Pública da UFCG, Ricardo destacou a importância da formação para a profissionalização e melhoria dos serviços na Paraíba.

Ele apresentou os investimentos do Estado e falou sobre as políticas públicas implantadas na sua gestão, que vêm contribuindo para a melhoria dos indicadores sociais e econômicos da Paraíba. Ricardo lembrou que busca aliar suas aptidões técnicas e políticas em suas práticas de gestão. Ainda foi apresentado um mapa de como estão sendo destinados os recursos contratados pelo Estado, sendo 28% para infraestrutura hídrica, 18% para estradas, 15% para saneamento básico, 8% capital humano, 8% para infraestrutura turística, 7% habitação e 5% para agropecuária.

O governador também destacou os esforços para o equilíbrio fiscal e a recuperação da capacidade de investimentos com a contratação de mais de 10 mil concursados, implantação do orçamento democrático, R$ 200 milhões investidos nos municípios dentro do Pacto Social, abertura de 611 novos leitos hospitalares, reforma e ampliação da rede de saúde, entrega de 11 novas escolas e reforma de 352 unidades de ensino, construção de seis escolas técnicas, distribuição de 585 ônibus e mais de 61 mil tablets para alunos do ensino médio.

Na área da educação, Ricardo também destacou a aprovação de mais de 6 mil alunos da rede pública que passaram pelo curso PBVest, os cursos de especialização para 3.200 professores e outras políticas dentro do programa Paraíba Faz Educação, que trazem como resultado a Paraíba ter registrado a maior queda percentual do analfabetismo do Brasil de 21,97%, em 2010, para 17,27% em 2011 e 14,22% em 2012, de acordo com o Ministério da Educação. Também apresentou a política de segurança que conseguiu, depois de 10 anos consecutivos em alta, reduzir os índices de homicídios em 2012 e 2013.

O coordenador do curso de Gestão Pública da UFCG, Irivaldo Oliveira, considerou a palestra importante para os novos gestores conhecerem a administração e as prioridades na aplicação dos recursos do Estado.

O evento contou com as presenças do secretário de Planejamento do Estado e ex-reitor da UFCG, Thompson Mariz; do presidente do Conselho de Administração da Paraíba, Francisco de Assis Marques; do prefeito de Sumé, Francisco Duarte Neto;  além do diretor do CDSA, José Vanderlan Leite de Oliveira.