João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo participa de lançamento de livro sobre ex-governador João Agripino

sexta-feira, 4 de abril de 2014 - 09:44 - Fotos:  Francisco França/ Secom-PB

O Governo do Estado, por meio de A União – Superintendência de Imprensa e Editora, lançou, nessa quinta-feira (3), na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa, a 2ª edição do livro Agripino – o Mago de Catolé, de autoria do jornalista Biu Ramos.

O governador Ricardo Coutinho destacou que o lançamento do livro é a contribuição do Governo da Paraíba nas comemorações do centenário de nascimento do ex-governador João Agripino, que dirigiu o estado de 1966 a 1970. Ricardo também exaltou o perfil intelectual do jornalista e escritor Biu Ramos, autor de vários livros e um dos grandes nomes da imprensa paraibana.

Ricardo ressaltou a importância da obra para a história. “Relembrar a trajetória de João Agripino significa dialogar muito com o presente e com o futuro e o Estado precisava participar da lembrança, da memória dos atos e ações do ex-governador João Agripino”, observou.

O governador ainda afirmou que o relançamento do livro é também uma homenagem ao jornalista Biu Ramos. Ricardo acrescentou que o livro vai ter uma boa circulação nas escolas da Paraíba. “É preciso conhecer a história”, enfatizou.

O Governo do Estado também vai participar das celebrações dos centenários de nascimento do ex-governador Pedro Gondim e do ex-ministro Abelardo Jurema, outros paraibanos ilustres.

O jornalista Biu Ramos agradeceu ao Governo do Estado pelo projeto de reedição do livro e confessou seu amor profundo pelas letras. “Esta é uma homenagem ao ilustre e eminente João Agripino Filho, no transcurso de 100 anos de seu nascimento. A Paraíba sabe cultuar os seus vultos, principalmente os que deixaram um legado de honradez, honestidade, de trabalho e realizações como foi João Agripino”. Biu lembrou que foi amigo de João Agripino por quase trinta anos.

O ex-deputado federal João Agripino Maia Neto, agradeceu ao Governo do Estado pela participação nas comemorações do centenário de nascimento de seu pai e disse que o lançamento do livro se soma a outros eventos já realizados e a serem realizados ainda este ano. “Preservar a memória é o que cada um daqueles que têm consciência política, econômica e social têm o dever de fazer”.

Um fato novo, nesta segunda edição, é a publicação de duas cartas, uma de João Agripino Neto para seu pai e outra do pai respondendo à carta do filho, ambas escritas no ano de 1982.

O livro tem 264 páginas, a tiragem é de 1.000 exemplares e a 1ª edição foi publicada em 1991, também pela A União. A superintendente de A União, Albiege Fernandes, destaca que este é o primeiro livro impresso após a instalação do novo maquinário da editora e jornal. Albiege ressalta que João Agripino foi um governador sério e marcou sua época com uma administração austera e íntegra.

Participaram do lançamento do livro os deputados Hervázio Bezerra e Gervásio Filho (neto de João Agripino), o presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, Joaquim Osterne Carneiro, a superintendente de A União Albiege Fernandes e os demais diretores; os jornalistas Martinho Moreira Franco, Nonato Guedes, William Costa, Nelson Coelho, Walter Galvão, José Euflávio, o acadêmico Juarez Farias, a chefe de gabinete do governador Estela Bezerra, familiares de João Agripino e de Biu Ramos, entre outros convidados.