João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo participa de formatura de aspirantes a oficiais em João Pessoa

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013 - 11:11 - Fotos:  Werneck Moreno/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho participa, nesta quinta-feira (5), às 16h30, da formatura de mais uma turma de aspirantes a oficial PM, da Academia de Polícia Militar do Cabo Branco. Serão 62 cadetes concluintes, sendo 61 deles da Paraíba e um da PM de Sergipe. Na ocasião, também serão formados 35 aspirantes a oficial Bombeiro, com 21 oriundos da corporação paraibana e os demais do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Sergipe e Pernambuco. A solenidade que marca a conclusão do Curso de Formação de Oficiais (CFO) acontece no Centro de Educação da PM, no bairro de Mangabeira, na Capital.

O momento de festa será marcado pela entrega da insígnia e da espada aos aspirantes, além de homenagens a 31 pessoas, entre civis e militares, que receberão a Medalha do Mérito Elísio Sobreira, o patrono da PM. A mais alta comenda da corporação é dada aqueles que se destacam pelas ações e serviços prestados em prol da boa projeção social da Polícia Militar da Paraíba.

Para o comandante geral da corporação, coronel Euller Chaves, a solenidade militar celebra a formação dos novos aspirantes, que reforçarão o policiamento em todo o Estado, e a ajuda prestada por civis e militares que de alguma forma colaboraram para o sucesso do trabalho da PM.

Depositamos uma grande confiança na jovialidade e na capacidade desses futuros oficiais. Eles tiveram uma qualificação forte, pautada nos direitos humanos e na prática de um policiamento cidadão, que valoriza o contato com a população”, destacou Euller, ao lembrar que os cadetes passaram por três anos de formação, perfazendo o total de 4.270 horas-aula divididas entre 101 disciplinas. Eles também passaram pelo Curso de Promotor de Polícia Comunitária.

O Curso – Com duração de três anos e aulas de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, o Curso de Formação de Oficiais da PMPB prepara os alunos para executarem ações de comando em nível de pelotão, assessorar os comandantes, coordenar o policiamento ostensivo de unidades e subunidades, além de gerenciar recursos humanos e logísticos visando a preservação da ordem pública.

Entre as disciplinas ministradas no período da capacitação estão Comunicação Social e Oratória, Cidadania e Direitos Humanos, Ética e Cidadania, Direito Penal e Constitucional, Armamento e Técnica de Tiro Defensivo, Doutrina de Policiamento Ostensivo, Gerenciamento de Crises, Inteligência Policial e Operações de Choque, entre outras.

Benefícios – No momento em que o aluno ingressa no Curso de Formação de Oficiais ele recebe fardamento, bolsa de estudo, alimentação, alojamento, assistência médica e odontológica e acompanhamento físico.Desde 1993, quando foi formada a primeira turma de aspirantes a oficial PM, a academia já qualificou584 alunos, sendo 500 homens e 84 mulheres.