João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo participa de formatura de 80 soldados do Corpo de Bombeiros

segunda-feira, 26 de outubro de 2015 - 16:44 - Fotos:  José Marques/ Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho participou na manhã desta segunda-feira (26) da solenidade de formatura de mais 80 soldados (homens e mulheres) do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, que passaram a integrar o sistema de defesa do Estado atuando nos serviços de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e salvamento aquático. A solenidade foi realizada às 10h, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Na ocasião, o governador foi agraciado com uma réplica em miniatura do veículo de combate a incêndio da corporação.

Em seu pronunciamento, Ricardo Coutinho citou o esforço do governo em contratar esses profissionais, mesmo diante de um cenário de crise nacional. “Nós estamos caminhando na contramão do Brasil, o que não é fácil, é extremamente difícil. Não tem um Estado do país que tenha turmas de bombeiros ou policiais sendo ingressadas ao serviço público. Mas, aqui na Paraíba, estamos aumentando nosso quadro”, destacou.

Ele enfatizou, ainda, as mudanças e o crescimento que atingem o Corpo de Bombeiros ao longo dos últimos quatro anos e dez meses, com o aumento de viaturas e de pessoal qualificado. Em 2010, eram apenas cinco mergulhadores de busca e resgate em ambientes subaquáticos, atualmente são 16; eram dois técnicos especializados em perícia contra incêndio e explosão, enquanto hoje são oito. Lembrou também que desde 2011 já foram nomeadas cerca de sete mil pessoas para trabalhar em diversas áreas da máquina administrativa e que ainda este ano mais de 500 policiais militares estarão concluindo o curso e sendo inseridos nas tropas paraibanas.

Nesse período, o número de viaturas do Corpo de Bombeiros também aumentou, com a aquisição de mais de 114 novos veículos. “São mais de R$ 32 milhões em investimentos, desde equipamentos de proteção individual – pois jamais deixaríamos aqueles que salvam vidas desprotegidos – àqueles de uso operacional para o atendimento do cidadão”, completou o governador, que foi homenageado durante o evento com uma réplica de uma viatura do CBMPB.

O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social (Seds), Cláudio Lima, lembrou que os 80 novos soldados formados integrarão o sistema de Segurança Pública. “A diretriz maior, desde agora, é trabalhar de forma integrada com a Polícia Civil e a Militar, dentro daquilo que for atribuição do bombeiro. Estamos em um processo de construção de uma Paraíba unida pela paz e o Corpo de Bombeiros integra esse plano de ação”, explicou.

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), coronel Jair Carneiro de Barros, falou sobre a importância do soldado dentro da corporação. “O soldado é peça fundamental dento do CBMPB, porque ele está na ponta, é o executor das demandas da população. Essa formação hoje concretizada faz com que a corporação possa recepcioná-los de braços abertos com o intuito de melhor servir à população paraibana”, ressaltou.

Ele contou que a formatura vem após um período médio de nove meses de formação, em período integral, na qual os então alunos foram qualificados técnico-profissionalmente. As disciplinas vistas envolveram conhecimentos na área de cidadania, ética, direitos humanos, atendimento pré-hospitalar, salvamento em altura, combate a incêndio, salvamento aquático; além de estágio operacional supervisionado.

Solenidade – No evento de formatura dos novos soldados, eles receberam o distintivo que marca a conclusão do curso e a divisa que representa a promoção para a graduação de soldado. O primeiro colocado no curso, soldado Pedro Passos, recebeu das mãos do governador Ricardo Coutinho a medalha do Mérito Acadêmico.

“Estamos muito felizes por efetivamente ingressar na corporação e a expectativa é fazer um trabalho exemplar perante a sociedade, colocando em prática todo o conhecimento que nos foi passado pelos instrutores e os coordenadores durante o curso”, disse ele. “Posso afirmar, com certeza, que a sociedade ganha novos soldados 100% preparados para servir”, observou.

Durante a solenidade, os soldados também fizeram o juramento de formatura, cantaram o hino do ‘Soldado do Fogo’ e desfilaram em tropa para os presentes. Ao final, os novos soldados tomaram um banho de mangueira, simbolizando o ingresso na corporação.

Além dos bombeiros militares e familiares, a solenidade contou com a presença de autoridades como o sub-comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Dênis Nery, o comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves, entre outros gestores da segurança pública do Estado.

Inclusões –  De 2011 a 2015 , as inclusões no efetivo do CBMPB somam 238 contratações, sendo 75 oficiais e 163 praças. No caso do primeiro grupo, o ingresso no quadro se deu pela realização anual de seleção para o Curso de Formação de Oficiais, enquanto os praças foram incluídos na corporação após passar em concurso público.