João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo participa de formatura de 61 novos aspirantes da Polícia Militar

sábado, 6 de dezembro de 2014 - 08:23 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho participou, na tarde dessa sexta-feira (5), da formatura dos 61 novos aspirantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros que vão reforçar as ações de segurança do programa Paraíba Unida pela Paz. A solenidade, que foi realizada no Centro de Educação da PM, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, além de familiares que entregaram as espadas e as insígnias aos formandos.

Durante o evento, o governador destacou que os aspirantes a oficiais foram formados dentro de uma moderna metodologia com a preparação de três anos e 3.470 horas/aula para reforçar o programa Paraíba Unida pela Paz que vem há três anos reduzindo sequencialmente os indicadores de criminalidade num momento difícil vivido pelo país. “Quero agradecer em nome do Estado o esforço e o empenho dos 61 aspirantes que terminam um ciclo como cadetes e iniciam outro agora como oficiais ainda mais qualificados para reforçar a nossa segurança”, afirmou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, informou que os aspirantes da Polícia Militar estão prontos para exercer o papel para em 20 de agosto de 2015 serem promovidos por mérito a 2º tenente. “O Curso de Formação de Oficiais, um dos concursos mais concorridos do Nordeste, prepara os profissionais da segurança pública para serem oficiais, posto responsável por executar ações de comando das unidades e subunidades, além do gerenciamento de recursos humanos e logísticos”.

Dos 61 aspirantes, 37 são da Polícia Militar e 24 do Corpo de Bombeiros. Os aspirantes da Polícia Militar – que vão atuar no serviço de policiamento ostensivo – passaram por três anos de preparação em 101 disciplinas. Além disso, também foram capacitados com o curso de gerenciamento de crises e o do uso da teaser (arma menos que letal).  Já os Bombeiros, em quase 4 horas aula receberam formação de instruções e práticas e teóricas em disciplinas de Salvamentos Terrestre, Aquático e Aéreo, Atendimento Pré-hospitalar e Combate a Incêndio, além de Direito Penal Militar, Física, Química e Resistência de Materiais.

O aspirante Diego Magaiver, 1° colocado no curso da PM, disse que esse momento representa o coroamento de muito esforço, pois o CFO não é um curso fácil de entrar e é necessário muito foco para concluí-lo com o melhor desempenho. “Foram três anos de muito estudo e graças a Deus concluímos e agora vamos poder exercer a profissão que me identifiquei bastante e me sinto preparado para defender e servir a sociedade da melhor maneira possível”.

Dentre as autoridades que participaram do evento estiveram o secretário de Segurança Pública, Claudio Lima, o subcomandante do Corpo de Bombeiros, Denis Meri, o vice-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Silvio Romero e o deputado estadual João Gonçalves.