João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo participa de Festa da Cultura Agroecológica em Remígio

domingo, 8 de dezembro de 2013 - 11:02 - Fotos:  Alberi Pontes/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho visitou, na noite deste sábado (7), a quarta edição da Feira Cultural da Agroecologia, realizada em Remígio, no Brejo Paraibano. O evento, que reúne instituições, agricultores e expositores, celebra o conceito de ‘agricultura saudável’, sem uso de agrotóxicos, aliado à cultura local. A festa acontece até este domingo (8), no centro da cidade.

Enquanto era apresentado aos produtores rurais, que explicavam detalhes sobre a produção de alimentos sem defensivos agrícolas poluentes, Ricardo lembrou da importância da agroecologia para a saúde e para o meio ambiente. “Na década de 70, houve um uso intensivo de agrotóxicos, período que ficou conhecido como ‘revolução verde’. Desde então temos visto um aumento progressivo de outras doenças, e já está comprovado que isso tem ligação direta. Isso deixa clara a importância da agroecologia”, ressaltou o governador. Ele disse ainda que as pessoas têm dado cada vez mais importância para este mercado, o que facilita a comercialização dos produtos.

Já o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, destacou o incentivo do Governo do Estado à produção destes alimentos, através de financiamentos, capacitações e da compra dos produtos pelos programas de alimentação. “Quem quiser usar agrotóxico que use, mas vamos incentivar o quanto pudermos a criação de produtos agroecológicos”, disse Marenilson.

O prefeito de Remígio, Melchior Naelson Batista, o ‘Chió’, explicou que a cidade quer ser conhecida nacionalmente como referência neste tipo de produção, e que tem recebido muito apoio do Governo do Estado. “Quanto mais agricultores tivermos produzindo com agroecologia, melhor para a saúde e para a economia da Paraíba. Queremos trazer este novo olhar no desenvolvimento na agricultura”, finalizou.