João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo participa de comemorações dos 50 anos do Hospital Padre Zé

terça-feira, 25 de agosto de 2015 - 16:23 - Fotos:  José Marques/ Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho participou, na manhã desta terça-feira (25), das comemorações dos 50 anos de fundação do Hospital Padre Zé. Na ocasião, ele ressaltou que a instituição vem utilizando de forma correta os recursos repassados pelo Governo do Estado, por meio de convênio com a Secretaria de Planejamento e Gestão e Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep). Também esteve presente ao evento a vice-governadora Lígia Feliciano.

Em pronunciamento, Ricardo disse que com as novas instalações do Hospital Padre Zé, o Estado também ganha uma assistência melhor para atender a população. Ele afirmou que os investimentos, no valor de mais de R$ 1 milhão, que já foram feitos pelo Governo do Estado no hospital, desde 2011, dobraram a capacidade de leitos, passando de 60 para 120 leitos, bem como foram aplicados na construção da Casa de Convivência, que atende pessoas com Aids, e conclusão da construção da nova ala administrativa da instituição, que foi inaugurada durante a solenidade de aniversário.

A vice-governadora Lígia Feliciano disse que o mais importante nas comemorações dos 50 anos de existência do Hospital Padre Zé foi ver os enfermos sendo atendidos pelos funcionários e voluntários com amor. Ela pontuou que o Governo do Estado faz parte dessa história há cinco anos, através do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) direcionando as atenções para o hospital que neste período, conseguiu dobrar o número de leitos e atender cada vez melhor a população carente de forma digna.

Já o presidente do Hospital Padre Zé, padre Egídio de Carvalho Neto, lembrou que há 50 anos neste local o padre Zé lançava a pedra fundamental do que seria o “Hospital Casa”, para acolher as pessoas mais carentes do Estado da Paraíba. “Hoje, todas as pessoas que representam a instituição, permanecem no hospital atendendo as pessoas pobres com o mesmo carisma do Padre Zé”, observou.

E ressaltou: “Se não fosse o apoio do Governo do Estado da Paraíba, através do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), esse hospital estaria fechado”, lembrando que, ao longo dos cinco anos,  foram instalados 60 novos leitos, um novo centro administrativo, um centro de fisioterapia e uma casa de convivência para acolher pessoas com Aids.

O Hospital Padre Z, faz parte da Ação Social Arquidiocesana (ASA), localizado na Av. Des. Boto de Menezes, 657, bairro de Tambiá, em João Pessoa. A unidade de saúde é filantrópica e se mantém com recursos do SUS e doações. O hospital foi fundado no dia 25 de agosto de 1965 pelo saudoso Monsenhor José da Silva Coutinho, o “Padre Zé – Benfeitor dos Pobres” (conhecido assim por abrigar homens, mulheres e crianças vindos do interior do Estado à procura de saúde e emprego).