João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo participa das comemorações do Grupamento de Engenharia e propõe ampliação de parceria

terça-feira, 28 de abril de 2015 - 12:21 - Fotos:  Walter Rafael/Secom-PB

 

O governador Ricardo Coutinho participou na noite dessa segunda-feira (27), das comemorações dos 60 de fundação do 1º Grupamento de Engenharia de Construção, sediado em João Pessoa. Na ocasião, ele propôs a ampliação de parcerias nas ações de enfrentamento à seca, a exemplo da construção de poços nas comunidades que sofrem problemas de abastecimento.

Para o governador, o 1º Grupamento sempre foi atuante em grandes obras como na duplicação de rodovias e canais, destacando que o Estado poderá firmar parcerias com o Grupamento na construção de estradas ou na perfuração de poços. “Eu apenas espero da parte do Governo Federal a definição dos recursos porque a nossa prioridade vai ser juntar nossas cinco máquinas perfuratrizes com as 11 máquinas do Exército, para que a gente possa subdividir nas várias regiões e fornecer água nessa situação emergencial. De qualquer forma a presença do Grupamento é muito marcante na vida do nosso Estado”, ressaltou.

Ricardo Coutinho lembrou que a Paraíba precisa de 500 poços, a fim de abastecer populações que enfrentam problemas com a falta d’água, a exemplo das 23 cidades em colapso, mais 28 em racionamento e 14 em alerta. “Os poços são necessários principalmente nas zonas urbanas onde hoje estão os grandes problemas. Também precisamos de 272 carros pipa, e ainda 15 adutoras de montagem rápida, que nos daria uma capacidade de poder enfrentar emergencialmente os problemas que a longa estiagem de quatro anos vem causando em nosso povo e em nossa natureza”, disse o governador afirmando que mais parcerias com o Exército seriam bem vindas porque o Grupamento de Engenharia tem tecnologia nessa área.

“Nosso acervo de realizações durante os 60 anos do Grupamento foi magnífico e é um grande orgulho para todos aqueles que integraram e integram o 1º Grupamento de Engenharia em prol do desenvolvimento do Nordeste”, afirmou o comandante do Grupamento, o general de brigada, Daniel de Almeida Dantas, enfatizando que nesse período o Grupamento construiu estradas, ferrovias, açudes, poços, barragens e recentemente participou das obras de duplicação da BR-101. “Foram muitas obras desde o ano de 1955 e hoje continua trabalhando na manutenção da BR-101e no canal do Rio São Francisco e sempre à disposição do Nordeste”, observou.

Segundo o comandante militar do Nordeste, general Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, o acervo do Grupamento inclui mais de 500 km de ferrovias, quatro mil quilômetros de rodovias, oito mil obras hídricas, 3.715 edificações civis e militares, além da construção de 14 aeroportos, dentre outros serviços de engenharia.