João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo participa da posse do novo superintendente da Sudene

terça-feira, 28 de julho de 2015 - 17:29 - Fotos:  José Marques/ Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho participou, no início da tarde desta terça-feira (28), da posse do novo superintendente da Sudene, João Paulo Lima, ex-prefeito de Recife (PE). Como interlocutor do Nordeste, o chefe do Executivo paraibano foi o primeiro governador a discursar, ocasião em que afirmou que João Paulo será um grande parceiro, elogiando a escolha da presidente Dilma Rousseff. A cerimônia contou ainda com a presença do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.

Em seu pronunciamento,  Ricardo disse que o novo superintendente da Sudene tem a missão de organizar o Nordeste e de abrir caminhos para uma política de desenvolvimento regional através de incentivos fiscais. Ele afirmou ainda que João Paulo sabe da importância da Sudene e acredita que vai conseguir trazer para o órgão importantes apoios de governadores, prefeitos e de segmentos que sabem que o Brasil precisa do Nordeste.

“Afinal o Nordeste tem muito mais capacidade do que muitas regiões de aumentar o seu consumo, de ter grande futuro em ciência e tecnologia e avançou muito no ensino superior, mas precisa avançar mais”, ressaltou o governador Ricardo Coutinho, pontuando que esse é o grande desafio da nova Sudene.

O novo superintendente da Sudene, João Paulo, afirmou que sua gestão vai priorizar a educação, a ciência e tecnologia, o desenvolvimento produtivo e a sustentabilidade. Ele disse que vai fortalecer e ampliar a articulação regional para ter competitividade em relação às demais regiões do país.

Já o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, disse ter a absoluta certeza que juntos, Sudene e servidores vão encontrar alternativas para primeiramente transformar o prédio do órgão para que a Sudene possa dar apoio total a Região Nordeste e aos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Ele disse que também pretende definir quais as prioridades dos governadores do Nordeste.

Além do governador Ricardo Coutinho, prestigiaram a posse de João Paulo os governadores de Pernambuco, Paulo Câmara; e do Ceará, Camilo Santana; e os vice-governadores da Bahia, João Felipe de Souza Leão; e do Piauí, Margarete Coelho; os prefeitos do Recife, Geraldo Julio; de Olinda, Renildo Calheiro; além de vários parlamentares da Região.

João Paulo foi nomeado para o comando da autarquia pela presidente Dilma Rousseff (PT), na terça (21). O ex-prefeito já foi membro do Conselho Deliberativo da Sudene em 2008, quando era presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e prefeito do Recife (2001-2008). João Paulo assume a superintendência em substituição a José Márcio de Medeiros Maia.

A Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) é uma autarquia administrativa e financeriamente autônoma, que busca articular e fomentar o desenvolvimento includente e sustentável do Nordeste. Para isso, conta com instrumentos como o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) — que tem um orçamento de R$ 2 bilhões para 2015 — e incentivos fiscais.