Fale Conosco

8 de junho de 2018

Ricardo participa da palestra do Pense sobre a crise de combustíveis e a Petrobras



ricardo particaipa do pense do petroleo foto jose marques 3 270x183 - Ricardo participa da palestra do Pense sobre a crise de combustíveis e a PetrobrasO governador Ricardo Coutinho participou, nesta sexta-feira (8), no Espaço Cultural, em João Pessoa, da edição especial do Pense – Ciclo de Debates Contemporâneos da Paraíba 2018. A palestra do evento foi proferida pelo professor e pesquisador Adilson Oliveira e mediada pelo economista Nelson Rosas Ribeiro. Com o tema “O Petróleo é nosso – Para quê?”, o debate tratou sobre a crise de combustíveis e o papel da Petrobras.

Para Ricardo Coutinho, discutir este assunto é essencial para que as pessoas possam ter mais clareza sobre o que ocorre no país, o que levou a crise dos combustíveis e porque a Petrobras é tão importante para o Brasil. ” O Brasil tem uma empresa com capacidade enorme, sendo muito cobiçada. A Petrobras ocupava, há uns três anos, um papel estratégico, porque passou a importar pouco combustível e isso era o motivo pelo qual os preços eram contidos. Já com a nova política, a Petrobras diminuiu a produção e passou a comprar combustíveis do mercado externo, gerando lucros para o exterior e dolarizando o preço no Brasil. Esse tema deve ser muito debatido, porque é importante que o brasileiro compreenda os reais motivos da crise de combustíveis”, afirmou.

Ricardo ainda lembrou que o evento é uma continuidade de uma série de palestras promovidas pelo Governo do Estado, no ano passado, para buscar levar uma reflexão sobre assuntos de interesse coletivo. “O Pense teve início em 2017 e trouxe vários palestrantes, que debateram sobre importantes temáticas. Este ano, estamos abrindo o Pense com essa discussão relevante e atualíssima sobre o petróleo”, falou.

ricardo particaipa do pense do petroleo foto jose marques 31 270x183 - Ricardo participa da palestra do Pense sobre a crise de combustíveis e a PetrobrasNa ocasião, o palestrante Adilson Oliveira discorreu sobre questões relacionadas à crise de combustíveis, a Petrobras como patrimônio nacional, política energética brasileira, desenvolvimento econômico e social sustentável, entre outros temas atuais que estão em foco na sociedade. O palestrante ainda respondeu questionamentos do público acerca da temática.

Adilson Oliveira comentou que o petróleo é nosso porque somos nós que devemos organizar a forma como valorizá-lo em benefício da população brasileira. Segundo ele, o petróleo, que é uma riqueza nacional, passou a ser um problema nocivo para a economia e para a sociedade. “Mas é possível praticar preços no Brasil menores que o mercado internacional e mesmo assim ser lucrativo para as empresas que exploram o petróleo. Então, na minha opinião, o que deve ser feito pelo Brasil é praticar preços no mercado doméstico, nas refinarias brasileiras menores do que aqueles que ele exporta”, explicou.

A estudante universitária Ana Rafaela contou que se interessou pelo tema da palestra porque sofreu, recentemente, com a crise ocorrida devido a greve dos caminhoneiros, pela diminuição do diesel. “Eu fiquei vários dias sem usar meu carro, porque não tinha gasolina para abastecer. Então, quando soube que o Pense falaria sobre a crise dos combustíveis resolvi participar. É muito bom poder esclarecer dúvidas sobre este tema”, disse.