João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo participa da inauguração do primeiro núcleo de pesquisa e desenvolvimento avançado no Citta

quinta-feira, 7 de abril de 2016 - 16:24 - Fotos:  José Marques/ Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho participou, nesta quinta-feira (7), da inauguração da sede do Virtus – Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação, que fica nas instalações do Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo (Citta), entregue em 2013 pelo Governo do Estado, em Campina Grande. Este é o primeiro Núcleo de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) a se instalar no Citta, que tem capacidade para receber mais nove centros semelhantes, por meio de parceria público-privada.

O Virtus é um centro de P&D avançado do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que vai atuar com cerca de 150 profissionais entre graduados, mestres e doutores, dispondo de equipamentos de última geração. Foram investidos R$ 3,5 milhões para a obtenção destas instalações, com recursos vindos da parceria com a iniciativa privada.

“Estamos aqui ampliando nosso polo de tecnologia com a inauguração do Virtus. O Citta foi construído justamente para isso, receber vários núcleos tecnológicos, promovendo pesquisas em determinadas áreas e atraindo novos parceiros. Este Núcleo vai trazer soluções no setor da tecnologia da informação para o Brasil e o mundo. A nossa parceria com a UFCG vem obtendo êxito e espero que as empresas possam enxergar as possibilidades desse núcleo. Que Campina Grande traga ainda mais orgulho à Paraíba”, disse o governador Ricardo Coutinho.

Ele ainda lembrou que, no mês passado, o Governo do Estado lançou uma nova linha de crédito do Empreender voltada para a tecnologia. “Abrimos o Empreender Inovação Tecnológica, que visa incentivar os empreendimentos na área de tecnologias inovadoras, buscando assim formas de colocar a Paraíba na vanguarda do conhecimento neste setor”, destacou.

Para a secretária executiva da Ciência e Tecnologia, Francilene Procópio Garcia, o Virtus é uma opção única no Brasil em determinadas áreas de atuação. “O Virtus passa a ser uma interface de vários laboratórios de pesquisa e desenvolvimento com o mercado global. Aqui será possível produzir tecnologias inovadoras para todo o mundo. Ele é o ideal para empresas que querem a convergência entre excelência de pesquisa e a entrega de valor para o mercado em forma de produtos e novos negócios. Hoje o nosso polo tecnológico avança mais um passo”, comemorou.

O diretor do Virtus, Angelo Perkusich, frisou a importância da instalação do núcleo no Citta para o desenvolvimento do setor tecnológico. “Vamos atuar com foco na produção de softwares, no contexto de P&D e inovação em tecnologia. Hoje temos 18 empresas parceiras como a Sony e a LG. O Citta nos disponibilizou uma área adequada, próximo à UFCG e sendo um local central para nossa área. O Virtus possui excelência profissional em relação a este setor”, ressaltou.

Para o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Edilson Amorim, o equipamento inaugurado no Citta representa mais um grande avanço na área tecnológica. “Podemos dizer que hoje somos referência internacional em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia. A UFCG com seus parceiros está contribuindo com o crescimento deste setor. Desejo que as pesquisas do Virtus fluam da melhor maneira possível”, falou.

 

ÁUDIOS


Fala do Governador

Cláudio Furtado – Presidente da Fapesq

Killer Gorgonio – vice-diretor VIRTUS

Felipe Belo – Desenvolvedor Virtus