João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo lança programa que simplifica registro e legalização de empresas

quarta-feira, 19 de junho de 2013 - 08:30 - Fotos:  Secom-PB/José Lins

O governador Ricardo Coutinho lança, nesta quarta-feira (19), o programa Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim-PB), que tem o objetivo de criar um novo ambiente de negócios na Paraíba com a simplificação da abertura de empresas via web.

O lançamento oficial da Redesim na Paraíba será às 19h30, na Sonho Doce Recepções, na Praça da Independência, 109, centro de João Pessoa, durante sessão solene de abertura do II Encontro Nacional de Dirigentes de Juntas Comerciais – Enaj-2013, que acontecerá até o dia 21. As reuniões de trabalho acontecerão nos dias 19, 20 e 21 no Hotel Village Premium, na avenida Epitácio Pessoa, Tambaú.

Neste ano em que a Junta Comercial do Estado da Paraíba (Jucep) completa 120 anos de história, nós, que compomos a equipe de trabalho, nos sentimos honrados e agradecidos a Deus por nos proporcionar o direito de recepcionar os colegas do Registro Empresarial do Brasil, para juntos tomarmos decisões que venham a contribuir com um novo ambiente de negócio no cenário econômico nacional”, enfatizou o presidente da Jucep Aderaldo Gonçalves.

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) foi criada através da Lei nº. 11.598, de 3 de dezembro de 2007. É um sistema integrado que permitirá a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.

Este sistema fará a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrições, licenciamentos, autorizações e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada pela internet. Na prática, significa dizer que os órgãos responsáveis pelo registro e legalização de sua empresa atuarão de forma integrada, permitindo a realização de todo o processo por meio de entrada única de dados na internet.

A Redesim é administrada pelo Subcomitê Estadual constituído por órgãos representativos dos municípios, do Estado e da sociedade em geral.

O evento contará com a presença de todos os presidentes de Juntas Comerciais, secretários gerais, procuradores, diretores da tecnologia da informação do país, além do secretário de Racionalização e Simplificação da Secretaria de Micro e Pequenas Empresas da Presidência da República, José Costantino Bastos Júnior.

Promovido pela Associação Nacional dos Presidentes de Juntas (Anpre), o evento tem como tema “Os desafios e as perspectivas do registro empresarial”. Nele, serão discutidas ações a serem implantadas nos órgãos, com a finalidade de unificar os procedimentos de simplificação e agilizar os processos de abertura, alteração e baixa de empresas.