Fale Conosco

14 de março de 2018

Ricardo lança edital do Gira Mundo Israel para professores que atuam nas escolas do semiárido da Paraíba



GIRA MUNDO ISRAEL foto jose marques secom pb 1 270x191 - Ricardo lança edital do Gira Mundo Israel para professores que atuam nas escolas do semiárido da ParaíbaO governador Ricardo Coutinho lançou, nesta quarta-feira (14), no Palácio da Redenção, o edital do Programa Gira Mundo Israel Semiárido, que vai oferecer 20 vagas de intercâmbio para professores da rede estadual de ensino que atuam nas escolas do semiárido da Paraíba. O intercâmbio visa o aperfeiçoamento profissional dos professores das regiões com escassez de água, para que eles contribuam com a aplicação de projetos de desenvolvimento do semiárido paraibano. O edital com todas as informações será publicado no Diário Oficial do Estado. Prefeitos, deputados estaduais e auxiliares do Governo estiveram presentes na solenidade.

Os professores selecionados passarão um mês em Israel, adquirindo conhecimentos sobre: Agricultura Sustentável, Construções Naturais, Energias Renováveis e Tecnologias Alternativas, Comunidades Ecológicas, Irrigação e Produção de Alimentos. Serão oferecidas aulas, vivências, workshops, visitas e outras atividades no Kibbutz Lotan Green (Green Apprenticeship Course Syllabus). O Gira Mundo Israel representa um investimento de mais de R$ 845 mil.

Durante a solenidade, o governador Ricardo Coutinho ressaltou que a ideia do programa é fazer com que a educação dialogue com a realidade e também que os professores aprendam a conviver melhor com o semiárido, fazendo com que ele possa ser mais aproveitado. “Essa é nossa intenção com esse projeto em Israel. Não adianta fazer da educação uma prática de ensino que não tenha nada a ver com a realidade. Queremos que eles aprendam a conviver com o semiárido e façam com que ele seja aproveitado da melhor forma. Israel lida muito bem com a situação climática e consegue conviver com esta questão”, pontuou.

O chefe do Executivo Estadual ainda lembrou que o Governo do Estado possui também o Gira Mundo Finlândia que está com inscrições abertas e já levou 75 professores para intercâmbios em universidades da Finlândia. “Os professores vão adquirir mais conhecimentos e educar melhor os nossos estudantes. Dessa forma, estamos incentivando o surgimento de uma nova geração, mais empoderada e com mais perspectivas de futuro”, observou Ricardo Coutinho.

O secretário da Educação, Aléssio Trindade, explicou que o Gira Mundo Israel representa a continuidade de um projeto de qualificação dos professores da rede estadual de ensino. “Este ano vamos mandar 80 professores para o intercâmbio na Finlândia e 20 para Israel. No caso de Israel, os selecionados viajarão em agosto e irão aprender a trabalhar com o aproveitamento da água, com agroecologia, construções sustentáveis, enfim, temáticas que têm tudo a ver com o semiárido paraibano. Israel é referência na agricultura e desenvolvimento de tecnologias para regiões com escassez de água, por isso, escolhemos este local para mandarmos os professores”, afirmou.

GIRA MUNDO ISRAEL foto jose marques secom pb 3 270x191 - Ricardo lança edital do Gira Mundo Israel para professores que atuam nas escolas do semiárido da ParaíbaSegundo a representante da Volunteers World Brazil e Departamento de Relações Interiores do Estado de Israel, Paola Carvalho, os professores vão atuar na área de sustentabilidade, ecologia e agricultura. “Todos eles vão trabalhar no sentido de construção de casas ecológicas, irrigação, tratamento da água, então, eles vão aprender nas comunidades Kibbutz no sul de Israel e depois, ao voltarem, irão aplicar os conhecimentos no semiárido paraibano”, afirmou.

O prefeito de Cuité, Charles Camaraense, comentou que a ação vai ser de grande importância para a região. “É mais uma inovação deste Governo que, através do Gira Mundo, vai levar os professores para Israel. Lá eles vão conhecer exemplos de sucesso no uso da água e agricultura, para que possam ser aplicados no nosso semiárido. O Governo do Estado está de parabéns”, disse.

“Sou professora de Biologia em Cuité, onde tivemos a iniciativa de desenvolver um trabalho voltado para a sustentabilidade e a receptividade dos alunos foi muito boa. O Gira Mundo Israel vai fazer com que a gente associe as ações com o tema do semiárido. Já parabenizo o Governo por mais este projeto”, falou a professora Elisângela Costa.