João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo homenageia atletas e entrega cheques do Empreender

terça-feira, 5 de março de 2013 - 18:31 - Fotos:  Kleide Teixeira / Secom-PB

“Paraíba, mulher forte e de valor”. Esta foi a campanha lançada, nesta terça-feira pela manhã (5) , pelo governador Ricardo Coutinho, juntamente com diversas secretarias, durante evento com café da manhã no Palácio da Redenção, em João Pessoa. A programação da campanha conterá mais de 50 ações, envolvendo de saúde à cultura e está sendo coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) em comemoração ao 8 de Março: Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, foi feita a entrega simbólica de cheques a 31 mulheres empreendedoras que ganharam subsídio do Empreender Mulher e o Prêmio Ceci Melo às atletas Pretinha e Tininha.

“Esse evento representa a continuidade de uma política pública de Estado onde a questão da equidade de gênero tem sido colocada em todos os seus momentos. Seja em aspectos práticos, seja em busca de consciência para poder diminuir os elevados índices de violência contra a mulher. Este talvez seja o maior desafio da sociedade”, afirmou o governador.

O Governo do Estado fará várias atividades na capital e interior do Estado, divulgando essa campanha institucional de valorização e reconhecimento da mulher paraibana. “Teremos programação durante todo o mês de março, que não é uma programação isolada, mas faz parte das atividades da Secretaria e do Governo do Estado, como parte das implantações de políticas públicas para as mulheres”, comentou a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares.

As ações abrangem uma série de atividades intersetoriais, que vão desde capacitações para acolhimento de mulheres vítimas de violência nas delegacias, feiras de artesanato, elaboração de projetos, feiras de cidadania e também dois grandes shows em João Pessoa e Campina Grande, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Na quinta-feira (7), o show acontece em João Pessoa, no Teatro de Arena do Espaço Cultural, com a cantora Ellen Oléria (vencedora do programa televisivo The Voice Brasil) e as atrações locais Eloisa Olinto e Val Donato. Em Campina Grande, o show será na sexta-feira (8) com Rita Benneditto, no Teatro Severino Cabral, juntamente com as atrações locais Kátia Virgínia, Gitana Pimentel, Roberta Silvana, Érica Maria e Sandra Belê. As entradas são gratuitas.

Depois, as atividades culturais continuam com um projeto chamado “Fazendo arte nas praças”, que percorrerá sete municípios da Paraíba, animados pela cantora Vera Lima. A Semdh está envolvida em uma extensa programação, que ainda inclui a Marcha de Mulheres Camponesas, na cidade de Solânea, que pretende reunir três mil mulheres no dia 8 de março.  Gilberta afirmou que a campanha tem objetivo de fortalecer as ações positivas em favor das mulheres. Estão inclusas ações em defesa da cidadania de mulheres presidiárias, lésbicas e seminários na área de geração e emprego e renda. 

Empreender Mulher – Durante a solenidade no Palácio da Redenção, o governador Ricardo Coutinho fez a entrega simbólica de cheques a 31 mulheres empreendedoras que ganharam subsídio do Empreender Mulher. São artesãs, sacoleiras, pequenas comerciantes com lanchonetes, confecções, cosméticos, acessórios e salão de beleza. Os recursos totalizam R$ 131.400,00.

“Vi aqui uma costureira, como minha mãe, e muito me alegra o Estado poder oferecer esse tipo de investimento. Este é mais um programa que busca a equidade de gênero”, relatou Ricardo Coutinho.

Esta linha foi criada para atender exclusivamente a mulheres em situação de violência ou vulnerabilidade social e para as que são organizadas em grupos, associações e cooperativas. As interessadas em receberem incentivos do Programa devem fazer parte de grupo de mulheres, ou organizações assistidas pela Semdh. Para este ano serão destinados R$ 2 milhões especificamente à linha de crédito Empreender Mulher.

Prêmio Ceci Melo – Na ocasião, a subsecretária executiva do Orçamento Democrático Estadual (ODE), Ana Paula Almeida, apresentou o Prêmio Ceci Melo, que  homenageou as atletas Ednalva Laureano (Pretinha – Atletismo) e Diana Cristina (Tininha – Surf), as quais receberam certificados, kits atletas e flores das mãos da primeira dama do Estado, Pâmela Bório.

Na Categoria Participação Social, o Prêmio Ceci Melo vai homenagear 14 conselheiras e 14 gestoras municipais que se destacaram pela atuação expressiva na temática da participação social no Orçamento Democrático. Cada Conselho Regional indicará o nome de uma conselheira e uma gestora até dia 20 de março para as gerências de Acompanhamento e Formação.

Ceci Melo ou Cezariana Macena de Melo foi homenageada nesta manhã com um vídeo feito pelos amigos. Ela foi militante e ativista do Movimento de Mulheres da Paraíba, coordenadora do Centro Acorda Mulher, em Bayeux, e pedagoga na ONG Casa Pequeno Davi. Foi uma das responsáveis pela criação do Orçamento Democrático em João Pessoa. Ela faleceu em 06 de fevereiro deste ano.

A secretária de Estado da Comunicação Institucional (Secom), Estela Bezerra, também esteve presente à solenidade e saudou o slogan da campanha, que visa à valorização da mulher. “Essa valorização ter se transformado em política pública é uma revolução. Mas que não depende só do governo, mas de todos nós”, afirmou.

Atividades diversas – A campanha “Paraíba, mulher forte e de valor” envolverá uma série de atividades na área de saúde da mulher, incluindo a semana estadual de prevenção do colo de útero. “Teremos também uma série de atividades na área de violência contra a mulher, de capacitação de profissionais e de alerta à comunidade. Durante todo esse mês, a Delegacia da Mulher de João Pessoa irá percorrer oito bairros, fazendo atendimento itinerante para o sentido de enfrentamento à violência”, anunciou Gilberta Soares.

Outra importante atividade implementada pela Semdh juntamente com a Secom é a campanha “Tire o respeito do armário”, que visa o combate à homofobia. Neste mês de março, a campanha terá mulheres como protagonistas, muitas delas fotografadas para a campanha, veiculada nas redes sociais.