Fale Conosco

21 de agosto de 2011

Ricardo lança 21 projetos em Plano de Educação nesta segunda-feira



O governador Ricardo Coutinho lança, às 9h30 desta segunda-feira (22), no Cine Banguê do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, 21 projetos dentro do Plano de Gestão Paraíba Faz Educação. Será um conjunto de ações em oito eixos temáticos: identidade, cultura, cidade, campo, comunicação, tecnologia, cidadania e trabalho.

Os projetos que serão apresentados no plano trazem inovações propostas numa vertente interdisciplinar, uma tendência da educação nos tempos modernos. A preocupação é reverter situações negativas ainda presentes, a exemplo do analfabetismo de jovens e adultos na Paraíba – problema que vem sendo combatido por meio do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), do ensino médio e profissionalizante.

O “Paraíba faz Educação” é subdividido em quatro temas com metas, objetivos, períodos de execução e áreas de abrangência: ‘Educação em Expansão’, ‘Educação em Movimento’, ‘Educação Exemplar’ e ‘Educação Cooperada’.

A primeira área tem por objetivo expandir a educação profissional por meio da oferta de 11.880 vagas em cursos livres e técnicos na modalidade integrada, nos anos de 2011 e 2012; e a implantação de escolas técnicas estaduais em escolas convencionais já existentes, em 2012, e a construção de mais 14 escolas técnicas entre 2012 e 2013.

No tema ‘Educação em Expansão’ está incluso o “Educador Digital”, que visa realizar curso de formação em tecnologias na educação para professores da rede estadual, para promover a inclusão digital, no período de setembro de 2011 a dezembro de 2014.

O projeto “Educação em Movimento” visa fazer frente aos índices de analfabetismo de jovens, adultos e idosos no Estado, tendo como diretriz os oito eixos norteadores da Educação na Paraíba, com a meta de alfabetizar 100 mil pessoas nessas faixas etárias, até o final de 2012.

A “Educação Exemplar” tem por objetivo fomentar, selecionar, valorizar e premiar as melhores práticas nas escolas públicas estaduais, que compreendam: gestão participativa, experiências dos professores e estudantes. A meta é premiar 100 escolas que apresentem os melhores projetos de gestão participativa e 252 projetos de práticas docentes inovadoras, de setembro a dezembro deste ano para a gestão e o professor e em 2012 para os estudantes, ressaltando o estudante exemplar, o professor exemplar e o gesto exemplar.

O quarto tema que faz parte do plano de gestão é a “Educação Cooperada” com a finalidade de ampliar a participação das comunidades escolar e local na gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas estaduais, com estímulo à prática do controle social para melhoria da qualidade da Educação.

Nesse tema está incluso o Pré-vestibular Social do Governo do Estado (PBVest), que beneficia mais de 5 mil alunos em 19 municípios das 12 Gerências Regionais de Educação, visando melhorar a aprendizagem dos estudantes das escolas públicas que concluíram o ensino médio. As aulas, que iniciaram em julho, ocorrem até novembro aos finais de semana e os alunos têm direito além de um ensino de qualidade, a uma alimentação completa.