João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo instala Distrito Integrado de Segurança Pública de Campina Grande  

quinta-feira, 2 de junho de 2016 - 19:47 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho instalou, nesta quinta-feira (2), o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp), localizado na rua Sebastião Donato, próximo ao Parque do Povo em Campina Grande. O Disp vai integrar as Forças de Segurança em um mesmo ambiente, facilitando o atendimento das demandas da população e a interligação entre as Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros. O local tem 411 me recebeu um investimento de cerca de R$ 165 mil em obras de reforma e ampliação.

Na ocasião, Ricardo destacou que a integração das Forças de Segurança tem como um dos objetivos diminuir os índices de violência na Paraíba. “O Disp é um serviço permanente que faz parte da nossa Política Pública de Segurança. No início da gestão, territorializamos o Estado, criando 20 áreas integradas de segurança, hoje temos 21 áreas e estamos começando a instalar esses Distritos Integrados de Segurança Pública. O Disp que entregamos hoje representa um avanço para Campina Grande e vai ajudar a diminuir a criminalidade. Estamos lutando para reduzir a violência, com investimentos e ações em todas as regiões”, observou.

Este é o primeiro Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp) de Campina Grande e conta com estacionamento, rampa de acessibilidade, recepção, sala de plantão, gabinetes de delegados e comandantes, alojamentos, copa/cozinha, cinco banheiros, xadrezes e um pátio coberto. “O Disp vai fazer com que o serviço seja melhor organizado e fique mais próximo da população local. Esse imóvel foi todo reformado, recebendo mais de R$ 160 mil em investimentos. Nesse primeiro momento vamos atender os festejos juninos que acontecem aqui no Parque do Povo e toda a localidade. Com esse equipamento teremos uma presença maior das polícias nessa região central de Campina Grande e poderemos atender de forma mais ágil a sociedade”, enfatizou o secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima.

“A população de Campina Grande ganha mais um reforço na área de segurança. Esse Disp vem atender toda a demanda da região e também vamos garantir o atendimento de ocorrências durante os trinta dias de festa, neste período de São João. A localização foi perfeita porque para esta área convergem todos os bairros da cidade, então por isso fizemos um planejamento para instalar aqui o Disp, sempre buscando melhorar o atendimento aos moradores de Campina Grande”, disse o delegado Iasley Almeida.

O comandante de policiamento regional, coronel João da Mata, ressaltou que o Distrito Integrado de Segurança Pública faz parte de uma nova filosofia implantada por esta gestão para integrar as polícias da Paraíba. “O Disp inaugura uma filosofia da polícia que foi implantada no projeto Paraíba Unida pela Paz, objetivando ter uma polícia mais próxima dos acontecimentos. Não é um equipamento isolado, aqui além da Polícia Militar, também tem os serviços da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, ou seja, na hora que a população precisar vai ter este espaço pronto para o atendimento de diversas ocorrências. Vai ficar este legado para a região central de Campina Grande, funcionando na estrutura do Parque do Povo e tendo continuidade também após os festejos juninos”, afirmou.

A comandante regional do Corpo de Bombeiros, coronel Jousilene de Sales, destacou que o local onde o Disp foi instalado vai facilitar o trabalho dos profissionais envolvidos. “Este é um ambiente importante por ter uma posição estratégica, facilitando a ação do Corpo de Bombeiros em diversas ocorrências, como acidentes de motos, que são bastante frequentes nessa área. O Disp também nos proporciona a integração com outras Forças de Segurança para que, em caso de necessidade, já tenhamos a delegacia e a Polícia Militar prontas em um mesmo lugar. E para este período junino foi fundamental devido as demandas do Parque do Povo”, falou.