João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo inspeciona obras que garantirão segurança hídrica para 87 mil famílias

segunda-feira, 25 de novembro de 2013 - 20:36 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho inspecionou, na tarde desta segunda-feira (25), as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água das cidades de Guarabira, Araçagi, Cuitegi e Pilõezinhos. Orçados em R$ 3,9 milhões, os serviços vão garantir segurança hídrica até o ano de 2038 para uma população estimada em 87 mil pessoas, que residem nos quatro municípios localizados no Brejo paraibano.

“Essa é uma das obras mais importantes, porque nós estamos tratando de segurança hídrica até 2038. E isso vai ser multiplicado, porque na essência nós vamos ter a chegada das águas do São Francisco, caso haja necessidade”, destacou o governador.

Presente à vistoria, o presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Deusdete Queiroga, explicou detalhes da obra, que vai levar água da barragem de Araçagi para os quatro municípios. “Basicamente, a obra consiste na implantação de uma adutora com 28 mil metros de extensão, uma estação de tratamento de água, uma estação elevatória de água tratada e um reservatório apoiado”, descreveu.

Água para Mamanguape – O governador Ricardo Coutinho destacou, ainda, que já foram iniciados os trabalhos topográficos para a implantação da adutora que abastecerá a cidade de Mamanguape a partir da barragem de Araçagi. “Nós já começamos a construir a adutora de Mamanguape, que, numa segunda etapa, vai levar água também para Rio Tinto, podendo chegar também a Itapororoca”, observou.

Segundo ele, o trecho da adutora que levará água da barragem de Araçagi para as cidades de Itapororoca, Mamanguape e Rio Tinto está orçado em quase R$ 30 milhões e garantirá segurança hídrica até o ano de 2038 para uma população estimada de praticamente 100 mil pessoas.

Obras em todas as regiões – Ricardo lembrou que o Governo do Estado está implantando 738 quilômetros de adutoras em todas as regiões do Estado. “O que eu acho importante é que nós estamos atuando em todas as regiões do Estado. O Governo do Estado tem investido muito nesta questão das adutoras. São mais de 738 quilômetros de adutoras. O que está sendo feito de adutora no Estado, seja concluído ou iniciado, é o equivalente a mais de uma década. Nós estamos tendo a oportunidade de fazer uma parte em parceria com o Governo Federal e outra parte só com recursos próprios do Estado da Paraíba, mas sempre procurando trazer segurança hídrica, água”, enfatizou.

Acompanharam também o governador na inspeção, os prefeitos Zenóbio Toscano (Guarabira), Didi Braz (Araçagi) e Guilherme Madruga (Cuitegi). Integraram ainda a comitiva o diretor de Expansão da Cagepa, Leonardo Brasil, e o gerente regional da Companhia do Brejo, Edson Almeida.