João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo inaugura Unidades de Polícia Solidária nesta sexta-feira

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013 - 16:17 - Fotos:  Wagner Varela

O governador Ricardo Coutinho inaugura, nesta sexta-feira (25), mais duas Unidades de Polícia Solidária (UPS). Pela manhã, às 10h, em Campina Grande, será entregue a UPS do Mutirão, que atenderá diretamente sete mil moradores do bairro. Já às 17h, será inaugurada a UPS do Geisel, na zona sul de João Pessoa. A unidade vai beneficiar 12 mil moradores do bairro e das comunidades Nova República e Citex.

Outro serviço que beneficiará os moradores é a ‘Linha Solidária’, número que permite que os moradores entrem em contato diretamente com a viatura.  Para o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Lívio Delgado, “a UPS chega para construir o começo de uma cultura de paz na zona sul da capital, que será feita através de várias mãos com a participação dos moradores”.

De acordo com o comandante do 2º Batalhão, tenente coronel Souza Neto, a UPS do Mutirão também vai disponibilizar projetos sociais, entre eles escolinha de futebol, banda de música, além do Programa Educacional de Resistências às Drogas (Proerd), que será levado para as escolas do bairro. “ O governo dá mais um passo para instituir um policiamento mais próximo do cidadão e com isso alcançaremos a diminuição dos índices de criminalidade”, comentou Souza Neto.

UPS - A Polícia Militar possui oito Unidades de Polícia Solidária na Capital (Alto do Mateus, Mandacaru, Bola na Rede, São José, Bela Vista, Jardim Planalto, Roger e Jaguaribe). Em dois anos, a Polícia Militar já formou 1.172 alunos com o curso de Polícia Comunitária, número que representa crescimento de 153% em relação aos formados no período de 1998 a 2000, quando foram capacitados 798 alunos. Só em 2012, foram 751 alunos formados.

Redução da criminalidade – A instalação de oito Unidades de Polícia Solidária (UPS) em João Pessoa resultou na redução do número de Crimes Violentos Letais Intencionais nos bairros atendidos pelas unidades.

Comparando os anos de 2011 e 2012 foi registrada uma queda geral de 13,4% (164, em 2011, para 142 crimes, em 2012), destacando-se as UPS Alto do Mateus – com diminuição de 58% nos registros (de 19 para 8) – e São José, com 57% (de 37 para 16). Essas duas UPS têm mais de um ano de atuação. Também se destacam, nos números, as Unidades de Jaguaribe com 50% de queda (4 para 2), e Róger com 30% (13 para 9).