João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo inaugura sistema adutor que beneficia 28 mil moradores da região de Pocinhos e São José da Mata  

segunda-feira, 28 de agosto de 2017 - 20:13 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, na tarde desta segunda-feira (28), o Sistema Adutor Pocinhos/São José da Mata, que vai garantir o abastecimento constante de água e proporcionar mais qualidade de vida para os moradores da região. Foram investidos cerca de R$ 17 milhões na obra que vai beneficiar aproximadamente 28 mil habitantes. Na ocasião, o governador também entregou uma viatura para a Cadeia Pública de Pocinhos. Prefeitos, deputados estaduais, vereadores, auxiliares do Governo e lideranças da região estiveram presentes.

O Sistema Adutor Pocinhos/São José da Mata compreende uma adutora com 25 km de extensão, além de três estações elevatórias de água tratada e quatro reservatórios de água tratada. “Mesmo no meio desta crise que o país enfrenta, a Paraíba consegue manter o ritmo de obras estruturantes para a população. Este Sistema Adutor Pocinhos/São José da Mata representa mais um grande investimento que fizemos com o intuito de trazer segurança hídrica para as regiões. Já fizemos um conjunto de 1.380 km de adutoras e muitas outras obras nesta área. Estamos preparando o Estado para o futuro, melhorando as condições de vida e dando dignidade ao povo. Também hoje, celebramos o fim do racionamento d’água com os cidadãos de Campina Grande e sentimos uma enorme felicidade em termos tomado a decisão correta, na hora certa. Enfim, este Governo tem responsabilidade e compromisso com o desenvolvimento da Paraíba”, afirmou o governador Ricardo Coutinho.

O secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevêdo, falou sobre as duas obras hídricas, inauguradas pelo Governo do Estado, somente nesta segunda-feira. “Entregamos hoje pela manhã, a adutora que sai de Gravatá para Campina Grande, sendo a quarta adutora para este município que entra em operação e a outra adutora que entregamos a tarde, sai de Campina Grande, atende o distrito de São José da Mata e Pocinhos. As duas obras estavam prontas, mas não tinham sido inauguradas por causa do racionamento. Elas representam um investimento de cerca de R$ 42 milhões e agora vão passar a operar normalmente”, garantiu João Azevêdo.

O deputado estadual Adriano Galdino morou 18 anos em Pocinhos e lembrou as dificuldades pelas quais passou durante este período devido a falta de água. “Nada dói mais que acordar e não ter água para beber e cozinhar. Morei 18 anos em Pocinhos e sofria com a falta d’água. Lembro que muitas vezes meu pai teve que escolher entre comprar comida ou água e esta situação se repetia em muitas famílias. Felizmente, agora a realidade mudou nesta região, tenho certeza que tudo vai melhorar a partir da água”, comentou.

“Esse Governo não promete, ele faz muitas obras por toda a Paraíba. Hoje São José da Mata está muito feliz e agradecido pela adutora que traz água para a comunidade. Precisamos de água para tudo e sem ela a vida fica mais complicada. Agradeço muito ao governador por olhar por esta região”, ressaltou o morador Renê dos Santos.

Para a dona de casa Mariana dos Santos, a vida vai ser muito mais tranquila com abastecimento de água constante. “Eu gosto de morar em Pocinhos, mas a vida aqui é muito difícil por causa da falta d’água. Essa adutora foi um verdadeiro presente para os moradores dessa região. Agradeço de coração ao governador por esta obra que vai garantir água para todos”, comemorou.