João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo inaugura restauração de rodovia e implantação de adutora no Sertão

sábado, 11 de abril de 2015 - 17:35 - Fotos:  Francisco França/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho inaugurou adutora e a restauração da PB-359, extensão de 40,3 quilômetros, com benefícios diretos a 17,5 mil pessoas das cidades de Aparecida, São Francisco e Santa Cruz, na região polarizada por Sousa. As solenidades ocorreram neste sábado (11), em São Francisco e Santa Cruz com a presença de diversas lideranças e gestores do Governo do Estado.

Na obra da estrada os investimentos somaram R$ 5,5 milhões. São Francisco também ganhou asfalto na travessia da cidade. A adutora de Santa Cruz custou R$ 1,2 milhão. O governador inaugurou o sistema adutor que livrou a população de um colapso d’água. A adutora tem 9,1 km de extensão e vai suprir a demanda de Santa Cruz e uma segunda etapa está sendo executada, que é a instalação de hidrômetros.

Ricardo Coutinho agradeceu pela receptividade calorosa por parte da população e lideranças de São Francisco e Santa Cruz e afirmou que sua gestão inaugurou um diferencial na história dos governos paraibanos, olhando para as pequenas cidades. “Santa Cruz está tendo respostas rápidas a pleitos tão importantes como água e asfalto, fora outras intervenções. Em outras épocas, isto não ocorria. Nós começamos a modificar a lógica que existia antes, para dar à população uma coisa chamada crédito e dignidade na política porque a política é um instrumento de transformação de uma sociedade”, destacou o governador em Santa Cruz. No Estado estão sendo implantados 730 quilômetros de adutoras.

O governador ainda anunciou que o Governo do Estado tem obras em andamento para inaugurar durante todo o ano. “Nós estamos tornando a Paraíba mais justa, porque a política antes olhava para as grandes cidades, eu tive a coragem de inverter isto e olhar e investir em pequenas cidades”, declarou.

Pela PB-359 trafegam diariamente cerca de 400 veículos. O recapeamento da rodovia reduz o custo de transporte e o índice de acidentes, melhorando a qualidade de vida da população, além de apoiar o desenvolvimento socioeconômico do Estado.

Ricardo disse ainda que a Paraíba terá a melhor malha viária do Nordeste em pouco tempo e até 2018 terá a melhor malha viária do país. “Das 54 cidades que encontramos em 2011 sem acesso pavimentado, em agosto próximo não restará nenhuma”.

O prefeito de Santa Cruz, Raimundo Antunes, agradeceu pelas duas obras e assegurou que o município firmará com o Estado novas parcerias. “Em toda a história de Santa Cruz Ricardo Coutinho foi o governador que mais fez pelo município”. O vice-prefeito Ednaldo Enéas, também participou da solenidade.

Em São Francisco, o líder político local, Júnior Sucupira, falando em nome da população, agradeceu pelo novo asfalto e afirmou que “a palavra de um gestor sério vale muito, sobretudo quando se concretiza em obras como estradas, escolas, e outros benefícios como ambulância”, pontuou.

O agricultor Raimundo Sintônio, 82 anos, e o estudante Victor Queiroga, 16, comemoraram a recuperação da PB-359. Victor afirmou que a restauração da estrada era uma demanda de vários anos da juventude e de toda população.

Participaram das duas solenidades a vice-governadora Lígia Feliciano, o deputado federal Damião Feliciano, o deputado estadual João Gonçalves, os secretários João Azevedo, Lindolfo Pires, Waldson de Souza, Luis Torres, Sales Dantas, o presidente da Cagepa, Marcos Vinícius, Tatiana Domiciano (Cinep), João Fernandes (Aesa), Hélio Cunha Lima (diretor de operações do DER), dentre outros gestores, bem como prefeitos, vereadores e ex-prefeitos, a exemplo de João Estrela e Fábio Tyrone.