João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo inaugura reforma de Centro Social Urbano em Campina Grande

quinta-feira, 7 de novembro de 2013 - 10:41 - Fotos:  Francisco Morais/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, no final da tarde da quarta-feira (6), a reforma do Centro Social Urbano Maria Rosa da Silva, no bairro José Pinheiro, em Campina Grande. A obra recebeu investimentos do Governo do Estado na ordem de R$ 215. 812,98. A solenidade contou com a presença de deputados, secretários de Estado, vereadores, além de moradores da comunidade que foram prestigiar o novo espaço de lazer, educação e atividades culturais.

Para o governador Ricardo Coutinho os Centros Sociais Urbanos são espaços importantes para a capacitação e socialização das pessoas. “A sociedade separada não consegue construir saídas para nenhum caminho. Para mim é muito importante chegar em um Centro Social Urbano, a exemplo desse, e ver as crianças jogando capoeira. Esse espaço gera oportunidade, capacidade, esperança e coesão social. Estamos investindo em 16 Centros, dez já foram reformados e outros estão com obras em andamento. Esperamos que os Centros Sociais sejam polarizadores de energias humanas, para que assim possamos construir um mundo melhor, com menos violência, mais compaixão e melhor qualidade de vida”, disse o governador.

A reforma do Centro Social Urbano do José Pinheiro contemplou os serviços de revestimento, pintura, coberta, piso, reboco, instalação elétrica, instalação hidro-sanitária e peças, esquadrias, forro de PVC, recuperação das caixas d’água elevada e enterrada, recuperação estrutural nas áreas deterioradas em concreto armado, colocação de portão na entrada do centro e recuperação do muro.

De acordo com a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Cida Ramos, a entrega do CSU do José Pinheiro faz parte de uma ação integrada de uma gestão comprometida com todas as regiões da Paraíba. “Essa gestão é comprometida com a população em transformar a realidade dos que mais precisam. Esse Centro é importante não só pela localização, mas pelo que representa para as pessoas que querem se qualificar, se capacitar e melhorar de vida. Esse espaço recebe a primeira reforma após 29 anos. Essa reforma significa o comprometimento, não só com Campina Grande, mas com todo Estado. Que esse Centro seja o elo de agregação com a comunidade. Aqui, várias atividades serão realizadas. O Governo vai elevar cada vez mais a qualidade de vida do povo”, afirmou a secretária.

Centros Sociais Urbanos – A Paraíba conta com 16 Centros Sociais Urbanos. Nas unidades, que recebem até 1,5 mil pessoas por mês, grupos de idosos participam de oficinas de artesanato, atividades culturais e viagens de intercâmbio. Já as crianças e adolescentes têm à disposição um espaço de inclusão digital, cursos profissionalizantes e oficinais culturais.

Para Cida Ramos, os espaços são fundamentais para a integração das comunidades onde eles estão instalados. “Os CSU fazem um papel importante em lugares onde há pouco espaço de socialização. Eles agregam a população do bairro, da cidade, e oferecem um ponto de acesso à cultura e a convivência”, explicou.