Fale Conosco

1 de julho de 2018

Ricardo inaugura Praça do Mar em Jacumã e Via Litorânea da Costa do Conde



CONDE19O município do Conde ganhou duas importantes obras que vão contribuir para o incremento do turismo no Litoral Sul. Na noite desse sábado (30), o governador Ricardo Coutinho inaugurou a Praça do Mar, como é chamada a nova Orla de Jacumã, e a pavimentação da Via Litorânea da Costa do Conde, no trecho Praia do Amor/Praia de Tabatinga 1. Na oportunidade, o governador também assinou o Decreto de Criação da Área de Especial Interesse Turístico e Ecológico para a prática do naturismo na Praia de Tambaba. Estiveram presentes os deputados estaduais Estela Bezerra, João Gonçalves, Branco Mendes e Ricardo Barbosa, além de vereadores e lideranças da região.

Para o governador Ricardo Coutinho, as obras colaboram para o crescimento turístico do Conde e melhoram a qualidade de vida do povo. “A população precisa ter espaços de CONDE 27 270x158 - Ricardo inaugura Praça do Mar em Jacumã e Via Litorânea da Costa do Condeconvivência como esta Praça do Mar. Esse ambiente que era completamente degradado, estava sem perspectiva de atrair as pessoas, mas hoje se tornou uma grande praça, chamada Praça do Mar, que oferece todas as condições para agradar aos moradores, turistas e mais investimentos para esta área”, ressaltou.

O governador ainda comentou que, sem uma infraestrutura adequada, não há como trazer desenvolvimento turístico para as cidades. “Por isso investimos muito em obras no Conde, a exemplo do Contorno de Jacumã, da PB-018, demos ordem de serviço para o esgotamento sanitário, pavimentamos seis ruas perpendiculares ao mar e outras ações”, pontuou. “O Conde é o segundo polo de hotelaria da Paraíba e ainda tem muito para crescer”, acrescentou.

A prefeita Márcia Lucena expressou o sentimento de satisfação em poder ver a nova Orla de Jacumã sendo inaugurada. “A população tem o direito de ter um ambiente belo, acolhedor e que integre a todos. Essa é uma obra extremamente bem feita que acaba com os problemas estruturais que existiam na Praça”, comemorou.

CONDE18 270x158 - Ricardo inaugura Praça do Mar em Jacumã e Via Litorânea da Costa do CondeA Praça do Mar passou por serviços como terraplenagem, pavimentação em paralelepípedo, paisagismo, movimento de terra, fundação, esquadrias, instalações elétricas, sistema de iluminação, drenagem de águas pluviais e contenção, pintura, além de outras intervenções. A estrutura da nova Orla possui pista de skate, ciclovia, quadras de vôlei de praia, playground, estacionamento, quiosques e praça de eventos. Foram investidos quase R$ 4 milhões na obra.

“Este espaço está totalmente reestruturado e pronto para as pessoas interagirem. Fizemos uma bela obra, dando à Orla de Jacumã vida nova e um ambiente que proporciona lazer com qualidade e comodidade para os turistas e moradores da área”, comentou a diretora-superintendente de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Simone Guimarães.

CONDE25 270x158 - Ricardo inaugura Praça do Mar em Jacumã e Via Litorânea da Costa do CondeA perspectiva é que a nova Orla de Jacumã e a pavimentação dos acessos aumentem o fluxo de turistas no Conde. “Ações como esta são fundamentais para o incremento do turismo, porque tem localidades bem estruturadas, o que facilita a promoção do Destino. Turismo não é só divulgação e marketing, mas é também infraestrutura”, observou a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino.

A estudante universitária Rebeca Cristina mora em Jacumã e recordou que a Orla estava em péssimas condições. “Eu vinha passear aqui e sempre sentia falta de uma estrutura melhor e mais organizada. Hoje dá gosto caminhar na Orla e ver essa bela Praça do Mar. Agora sim, temos uma Orla digna”, falou.

Para o comerciante João Matias, após a obra, a Orla de Jacumã vai atrair um número maior de frequentadores, sejam moradores ou turistas, “e isso vai fazer com que o lucro no comércio também cresça. Quanto mais gente para comprar, mais dinheiro circulando na economia local, o que é bom para todos”.

CONDE23 270x158 - Ricardo inaugura Praça do Mar em Jacumã e Via Litorânea da Costa do CondeVia Litorânea - Já a pavimentação em paralelepípedo da Via Litorânea da Costa do Conde, ligando a Praia do Amor a Praia de Tabatinga 1, contempla uma população de mais de 50 mil habitantes do município e milhares de turistas que visitam as praias do Litoral Sul. Na obra, que tem 4,45 km de extensão, foram investidos R$ 2,5 milhões, com recursos do Tesouro Estadual.

De acordo com o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba, Carlos Pereira, na região o DER foi responsável recentemente pelas pavimentações dos acessos às praias de Carapibus 1 e 2, Tabatinga 1 e 2, Praia do Amor e Praia Bela, entre outras ações na área. “Esta é a obra número 160 inaugurada pela gestão. A Via Litorânea da Costa do Conde vai atrair mais turistas e facilitar a vida do povo.”, disse.