João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo inaugura Pelotão de Polícia Embarcada em Cabedelo

domingo, 15 de dezembro de 2013 - 13:18 - Fotos:  Secom-PB/Alberi Pontes

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nesse sábado (14), o Pelotão de Polícia Embarcada da Polícia Militar da Paraíba. A solenidade, que marcou a entrega dos equipamentos que darão suporte à unidade, três motos náuticas e uma lancha para operações aquáticas (somando um investimentos na ordem de R$ 200 mil), aconteceu na Praia de Jacaré, um dos principais pontos turísticos do municípi o de Cabedelo.

Na ocasião, o público pôde

conferir uma simulação de perseguição em águas, já com os novos equipamentos adquiridos pelo Governo do Estado. A encenação mostrou as técnicas de abordagens dos 30 policiais que participaram da qualificação para atuar em embarcações.

“Sabemos o quanto a Polícia Militar precisava agir para proteger a população ribeirinha e os turistas. Por isso, investimentos nesse Pelotão, que é mais uma prova da atenção do Governo do Estado em construir uma

polícia moderna e qualificada, que cumpra com excelência seu papel de proteger a sociedade”, destacou o governador Ricardo Coutinho, ao citar que um barco já pertencente ao Estado foi totalmente recuperado para dar suporte aos trabalhos.

Também presente no evento, o secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, lembrou que a polícia embarcada vem preencher uma lacuna que existia quanto ao policiamento em áreas de estuários, mangues e rios. “Agora temos ferramentas para cobrir áreas como Mandacaru e Alto do Mateus (na Capital), além de Bayeux e Cabedelo, que possuem vastas áreas aquáticas e que poderiam servir de rota de fuga para os criminosos”, citou.

Já o comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, afirmou que o novo pelotão atuará principalmente em três frentes: combate aos crimes ambientais, ao tráfico de drogas e contrabando; além de proteção aos turistas. “Esse é um marco histórico para PM. Agradecemos ao Governo por nos dar condições de melhorar sempre o nosso trabalho e a Capitania dos Portos por promover, em parceria, a qualificação desses policiais”, destacou o comandante.

Ele contou que os PMs do Pelotão receberam instruções teóricas nas áreas de marinharia, navegação, primeiros-socorros, combate à incêndio; além de treinamentos práticos na praia do Jacaré. “Temos a certeza que esse pelotão dará a segurança necessária a todas as pessoas que visitam Cabedelo, uma cidade de alto potencial turístico. O governo foi proativo e beneficiou também todos os moradores do município, que abriga grande número de estuários, praias e mangues”, comentou o prefeito de Cabedelo, Wellington Viana, durante a inauguração da unidade militar.